top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Ritorno Alle Origine - Jornal datado de 1904 informa que imigrantes italianos abandonavam Urussanga


Neste mês de maio, quando se completam 31 anos da criação do Ritorno Alle Origine, Panorama SC volta ao passado e traz à tona uma matéria veiculada no jornal Il Colono, datado de 13 de novembro de 1904.

E ela começa assim:


“EMIGRANTES

A Verdade, um dos mais criteriosos e desapaixonados órgão de imprensa do Estado, bem como o Comércio da cidade de Laguna, referindo o facto de ter ultimamente abandonado os seus lotes, crescido o número de colonos do município de Urussanga em busca de trabalho entre os nossos vizinhos do Prata.

Atribui o êxodo a falta de vias de comunicação e a contribuições pesadas que vão sendo lançadas sobre este núcleo agrícola.”


Segundo o exemplar que resisitiu ao tempo, apenas 26 anos após ter sido fundada, muitos dos imigrantes que foram alojados em Urussanga estavam abandonando a cidade pela dificuldade em arrumar emprego, a impossibilidade de viver da agricultura pela precária condição da malha viária a dificultar o acesso a insumos e a venda da produção e também pelos altos impostos que precisavam pagar.

O destino mais procurado era a Argentina.

E o redator, escritor da matéria que ficou no anonimato, explicou que todos os problemas vividos pela cidade tinham origem na política partidária, a qual influenciava a decisão dos dirigentes na administração municipal daquela época e que prejudicaria o futuro da então recém fundada cidade.

O número exato dos que abandonaram Urussanga para viver na Argentina talvez nunca iremos saber. Assim como também nunca poderemos analisar como seria o atual município urussanguense se eles tivessem ficado por aqui.

O interessante nisso tudo é que, passado todo este tempo, já mais de um século, melhorias na malha viária continuam sendo pauta de reclamações, reivindicações, itens de planos de governo, discursos em época eleitoral e até de demonstração da fraqueza política local junto aos órgãos deliberadores de verbas para que estas melhorias aconteçam.

Por outro lado, no balanço geral destes 144 anos, pode-se dizer que o saldo é positivo com a infraestrutura conquistada oferecendo maior segurança na área da saúde, geração de empregos e renda, mais oportunidades na educação e aprimoramento profissional.

Se há quem deixe a cidade em busca de melhores oportunidades na Europa, muitos deles direcionando os recursos lá conquistados para investimentos em Urussanga, há quem continue por aqui batalhando por conquistas cada vez maiores.

Cada qual, do seu modo e com as possibilidades que têm, cumprindo com seu papel de escritor da história da cidade.

Comments


bottom of page