top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

RAFAEL NIERO

O sonho de chegar a Seleção Brasileira


A história do mesatenista da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma/Sociedade Recreativa Mampituba, Gabriel de Oliveira Antunes, é marcada por superação e dedicação. O criciumense, de 14 anos, nasceu com deficiência no braço esquerdo e encontrou no tênis de mesa um caminho de sonhos e alegrias.

A caminhada no esporte iniciou aos oito anos, no Bairro da Juventude, onde atualmente o jovem estuda. “Minha irmã treinava tênis de mesa e nós montávamos uma improvisada em casa para brincar. Depois disso comecei a treinar”, lembra o atleta.

O professor de tênis de mesa na época e hoje técnico da FME era Alexandre Ghizi, que também recorda dos primeiros passos do criciumense no esporte. “O Gabriel foi um dos meus primeiros atletas lá. Já enxergava nele um grande potencial, por isso o trouxe para nossa equipe de rendimento”.

Há dois anos representando o município, Antunes conquistou títulos importantes como os Campeonatos Estadual e o Brasileiro Escolar Paralímpico, além de ser vice-campeão de outra competição nacional paralímpica e prata na Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc). “Todas as minhas conquistas eu dedico à minha família e aos meus técnicos, que me ajudam diariamente. Quero conquistar ainda mais dentro do tênis de mesa e poder dar uma casa para minha mãe, além de chegar na Seleção Brasileira”, frisa o criciumense.

Além da dedicação, o atleta precisou encarar a deficiência física no braço esquerdo, que o coloca na Classe 10 na modalidade paralímpica, para buscar o reconhecimento em competições. “Em muitos campeonatos que não eram paralímpicos que participei, os atletas me olhavam e pensavam que seria fácil porque eu não tinha um braço. Mas foi competindo e ganhando com muito trabalho que eles foram me conhecendo”, destaca.

Mesmo em período de pandemia, com o retorno dos treinamentos cumprindo todas as normas estabelecidas por autoridades de saúde, Antunes sonha com um momento específico, previsto para 2021. “Quero muito participar dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens. É algo que ainda não está definido por tudo o que estamos vivendo, mas vou me preparar para estar em condições se ocorrer o evento”.

Colaboração: Fabrício Júnior


Poliesportivos são revitalizados



O Centro Poliesportivo Municipal, em Urussanga, está ficando de cara nova. A Administração Municipal, por meio do Departamento Municipal de Esporte (DME), realiza a revitalização do espaço. Entre as melhorias, a pintura no meio fio que delimita a pista de caminha e a ciclovia. A academia ao ar livre também está sendo reformada por colaboradores da DME. Está ganhando uma nova pintura e peças que foram deterioradas pelo tempo e uso.

“Com os projetos esportivos paralisados por razão da pandemia gerada pelo novo coronavírus, os colaboradores estão ociosos. Então, os mesmos se dispuseram a contribuir com as melhorias nas academias ao ar livre do Centro e do bairro Estação”, explicou Clezio Freccia, Diretor de Esportes.

Freccia ainda informa que assim que os serviços forem concluídos no Centro, os trabalhos serão feitos no Poliesportivo de Estação. Quanto ao retorno das atividades esportivas na cidade o Diretor afirma que tudo está devidamente pronto. “As atividades estão paradas, mas nós estamos prontos para retornar assim que nos for permitido”, pontuou. O Governo de Urussanga, através do DME, oferece as modalidades de futsal masculino e feminino, e karatê.

Outra novidade, que foi anunciada durante entrevista no Ponto de Encontro da Rádio Marconi, é que está sendo estudada uma forma de cobrir os equipamentos da academia ao ar livre. Conforme Clezio, já houve uma conversa com o Prefeito Gustavo Cancellier para ser feito um orçamento da obra. O objetivo é proteger os equipamentos das ações do tempo, fazendo com que aumente a durabilidade.

As crianças também serão presenteadas, já que o centro poliesportivo do Centro conta com um parquinho. Está sendo feita uma nova licitação para a compra de brinquedos infantis, que serão instalados no local. Já foram feitas duas licitações, porém não apareceu nenhuma empresa para realizar o trabalho. Será feita uma terceira licitação, caso não apareça novamente nenhuma empresa, a prefeitura poderá fazer uma compra direta.


Promoção para o dia dos namorados

Nesta terça-feira (2) o Criciúma lançou uma grande promoção para o dia dos namorados. Os torcedores terão até a próxima sexta-feira (12), para passar na Loja Tigre Maníacos e comprar os presentes. Na compra de uma camisa oficial masculina, o torcedor ganha uma camisa oficial feminina. O sócio carvoeiro em dia segue com o desconto de 10% na compra durante a promoção.

A Loja Tigre Maníacos fica localizada no estádio Heriberto Hülse. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 9 às 18 horas e aos sábados das 8h30min às 12h30min. As compras também podem ser realizadas através do site www.tigremaniacos.com.br.


Abraço da Galera

O abraço dessa semana vai para nossos amigos leitores que comemoraram mais um ano de vida. Começaram a semana festejando meus amigos Aires Frozi, ao qual tive o prazer de trabalhar por alguns anos na Rádio Marconi, e a Fran Bonadeo. Ambos receberam os parabéns na segunda-feira (1). Na quinta-feira (4) foi a vez do Luigi Catarina e o Ezequiel Zapelini, o Zico. Parabéns!


bottom of page