RAFAEL NIERO

Revitalização do Ginásio Centenário em Urussanga



O Ginásio está passando por uma reforma completa que iniciou no mês de maio do ano passado. Uma série de alterações está sendo feita para melhorar o ambiente e deixá-lo mais moderno e seguro.

Dentre a mudanças está inclusa a troca do antigo telhado, que já foi concluída, assentos individuais para arquibancada, instalação de um letreiro 3D, aquisição de um placar eletrônico, troca total dos tacos e pinturas na quadra, revitalização da pintura interna e externa, troca de refletores para iluminação de LED da quadra e parte externa do ginásio.

Outra mudança significativa é a substituição dos tijolos vazados na fachada sul. Com as chuvas e ventos, era corriqueiro molhar a quadra gerando um risco para os atletas, que poderiam escorregar e sofrer uma lesão.

Curiosidade Histórica

O ginásio centenário foi construído em 1978, quando Urussanga completou 100 anos de colonização Italiana e Ruberval Francisco Pilotto era o prefeito. Na época, os investimentos foram do Governo Estadual, que também construiu a SC 446, (Criciúma à Orleans), hoje atual SC 108. O Ginásio Centenário foi uns dos primeiros centros esportivos coberto no sul catarinense, numa época que eram difíceis conseguir os recursos das esferas federal e estadual. O Ginásio recebeu as festividades do evento do Centenário de Urussanga e a primeira edição da Festa do Vinho.


Competições esportivas são suspensas

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, comunicou nesta quarta-feira (03) a suspensão das atividades esportivas por 15 dias. Isso por conta do aumento expressivo do número de casos da Covid-19 nos últimos dias e também a preocupação com a taxa de ocupação dos leitos de UTI. A determinação começou a valer na quarta-feira (3).

Com isso, os jogos do Campeonato Catarinense de Criciúma e Próspera não poderão acontecer. As prefeituras de Chapecó e Tubarão também se posicionaram a favor da suspensão das partidas. Depois dessa decisão dos municípios, a Federação Catarinense se pronunciou, e suspendeu o Campeonato Catarinense da Série A por 15 dias. A decisão foi tomada em reunião de diretoria na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF) na tarde desta quarta-feira (03).

A suspensão veio a partir de decretos municipais impedindo a realização de jogos em suas respectivas cidades, atingindo metade dos clubes participantes. Nesta sexta-feira (05), às 16 horas, será feito um Conselho Técnico extraordinário com todos os clubes para discutir o restante da competição.


Copa do Brasil

Na tarde desta terça-feira (2), foram conhecidos os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil. O sorteio aconteceu na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro (RJ). Santa Catarina contará com seis clubes na disputa da Copa do Brasil 2021.

A Chapecoense, por ter sido campeã da Série B do Campeonato Brasileiro em 2020, entra direto na terceira fase da disputa nacional. Os outros cinco times catarinenses vão jogar fora de casa na primeira fase. Os duelos são os seguintes: Marília-SP x Criciúma, Palmas-TO x Avaí, Cascavel-PR x Figueirense, Santa Cruz-RS x Joinville e Retrô FC-PE x Brusque.

Nesta Primeira Fase, os duelos serão disputados em jogo único, com o time com pior ranqueamento como mandante da partida. Em caso de empate, a classificação será do time visitante, que está melhor posicionado no Ranking da CBF.


Abraço da Galera

O abraço dessa semana vai para o amigo Cleiton Ramos, fotógrafo e administrador do perfil no instagram Arquibancada Tricolor. Ele foi o entrevistado dessa semana no programa Ponto de Encontro, ao qual estou apresentando nas férias do Jair de Àvila. Falamos da sua trajetória como torcedor do Tigre, participante da Guerrilha Jovem, e do projeto para contar os passos do Criciúma no Campeonato Brasileiro da Série C. Cleiton vai produzir um documentário para mostrar o acesso à Série B, chamado “A Retomada”. Desejamos boa sorte ao Cleiton e ao Criciúma nessa caminhada. Estaremos torcendo pelo acesso do Tigre.