RAFAEL NIERO

Prova de automobilismo de longa duração terá representante catarinense


Além de seguir o calendário de 2020 das corridas Sprint, de curta duração, da Porsche Cup Brasil, o piloto catarinense André Gaidzinski comemora o convite para integrar a equipe Farbenem, uma corrida do campeonato Endurance de longa duração, com 300 quilômetros.

Com quase três horas de prova, a etapa Endurance será realizada no dia 19 de setembro, no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP). “Será um desafio diferente, pois a prova conta com dois pilotos e cada time é responsável por definir sua estratégia de revezamento, troca de pneus e reabastecimento durante as paradas no box”, explica Gaidzinski. “São três pit stops obrigatórios com tempo mínimo de 6 minutos cada”, ressalta. Seu parceiro de corrida será Valmir Benavides, mais conhecido como Hisgué. A Tintas Farben, de Santa Catarina, também é a fornecedora oficial de tintas para a pintura de todos os carros da Porsche Cup.

Uma semana após a corrida de longa duração, no dia 26 de setembro, será a vez do piloto catarinense participar da terceira etapa da GT3 3.8 da Sprint, categoria que está desde o ano de 2018. A competição também será no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP). “Em virtude da pausa realizada pela pandemia, o calendário ficou apertado nesse segundo semestre, mas estou preparado fisicamente e psicologicamente para esses desafios”, fala André que, na retomada das corridas, no dia 15 de agosto, em Interlagos (SP), conquistou o terceiro lugar. “Minha motivação está alta e quero usá-la a meu favor nas próximas corridas”, destaca o piloto que é patrocinado na Sprint pela Teltec Solutions, Orbenk e WTC.


Esporte coletivo é liberado na AMREC

A Assembleia Legislativa aprovou, na quinta-feira, 3, proposta que liberou o uso de espaços para práticas esportivas coletivas, como o futebol por exemplo, no período de calamidade pública, decretado em razão da pandemia de Covid-19 em Santa Catarina.

A medida vale para locais públicos ou privados. O Governo de Santa Catarina aceitou o pedido, porém até está quarta-feira (9) as cidades que abrangem a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) estavam na situação gravíssima, fazendo com que os jogos continuassem suspensos. Um novo boletim foi emitido, ainda na quarta-feira (9), que colocou as cidades em situação grave.

Segundo o protocolo do Governo Estadual, que define critérios para a retomada do futebol recreativo, a prática será exclusivamente para atletas com idade igual ou superior a 16 anos. O retorno das atividades se dará de forma gradual e monitorada, considerando a Avaliação do Risco Potencial para COVID-19 nas regiões de saúde.

Os jogos só estarão liberados nas regiões de saúde com risco potencial alto, podendo ser realizados em todos os dias da semana, e nas regiões de saúde que apresentem risco potencial grave, com os jogos podendo somente ocorrer em dias alternados.

Nas regiões de saúde que apresentem risco potencial gravíssimo, os jogos ficam proibidos pelo período determinado pela Portaria SES nº 592 de 17/08/2020 e suas atualizações.

Diante dessa nova avaliação para a região da Amrec, as quadras de futebol Society e espaços para prática de outras atividades coletivas poderão ser abertas. As cidades são Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga.

Dentre uma série de recomendação estão:

• Nos dias das partidas, somente podem acessar o local e suas dependências as pessoas diretamente envolvidas nas mesmas e em número reduzido ao mínimo necessário para sua execução, sem comprometimento de ordem organizacional e de segurança.

• Todos os praticantes e demais presentes no local devem usar máscara, retirando apenas quando estiver efetivamente jogando.

• Ficam proibidas as rodas de aquecimento e confraternizações, antes e após jogo, assim como o cumprimento físico inicial e/ou final entre os praticantes.

• Enquanto durar a situação de emergência em saúde no Estado ficam proibidas: I. A presença de acompanhantes dos jogadores; II. O uso de churrasqueiras para confraternizações; III. O uso de coletes que identificam os times; IV. A utilização de vestiários.

Estas e outras recomendações serão apresentadas pelos proprietários de quadras e locais esportivos. Falando de nossa região, com a liberação a Liga Urussanguense de Desporto pretende retomar o Campeonato da Quaresmas 2020, no dia 10 de outubro. A competição havia parado na terceira rodada.


Regional cancelado

Uma das maiores competições do futebol amador de Santa Catarina não ocorrerá em 2020. A diretoria da Liga Atlética da Região Mineira, informou na quinta-feira (3) resolveu cancelar o Campeonato Regional da LARM 2020 da 1ª e 2ª divisões, bem como das suas categorias de base. Neste ano seria realizada a 72ª edição do campeonato.A decisão veio após consulta aos dez clubes que tinham o direito de disputar a 1ª divisão. Os diretores dos clubes, em sua maioria, admitiram que não haveria condições econômicas e de saúde para disputar a competição regional, já que os clubes foram seriamente abalados pela crise resultante da pandemia.

Desde 1948, este será o segundo ano que não será disputado o Campeonato Regional da LARM. Em 1974, devido às enchentes que devastaram o sul catarinense, não houve competição.


Abraço da Galera

Os abraços dessa semana dedico a dois amigos aniversariantes e que comemoraram no mesmo dia, na quarta-feira (9). Minha colega de trabalho na Rádio Marconi e futura jornalista, Karoline Mariot, e amigo Adriano Cipriano, ao qual tive o prazer de trabalhar junto, mas que hoje atua na Rádio 105 FM de Criciúma todas as manhãs. Parabéns!