RAFAEL NIERO

Alex Cé inicia temporada de automobilismo na liderança do campeonato brasileiro


Criciúma larga na liderança do Campeonato Brasileiro de Automobilismo. O piloto Alexander Cé, em dupla na pilotagem com o gaúcho Guto Rotta, iniciou a temporada entre os mais rápidos e fechou a primeira etapa do ano como líder da Categoria Intermediária 1A. O Autódromo de Goiânia (GO) foi palco neste final de semana da estreia do Campeonato Brasileiro de Turismo Nacional 2020. De acordo com Cé, a estreia no campeonato foi além da sua expectativa. Ele contou que a dupla esteve sempre entre os três mais rápidos nos treinos. Nesta primeira etapa, onde foram realizadas seis provas, o saldo geral de 146 pontos colocou a dupla na liderança da categoria.

Os pilotos Alexander Cé e Guto Rota integram a equipe Yázigi Racing. A temporada na nova categoria traz novidades importantes para Cé. A começar pela nova equipe mecânica, a Tuta Racing, de Porto Alegre/RS, especializada em preparo de carros para corridas. O piloto segue a disputa deste ano com seu GM/Onix. O carro foi melhorado na parte mecânica e está bem competitivo para um melhor desempenho na pista.


Colaboração: Taize Pizoni de Souza / Assessoria de Comunicação



Sem futebol amador

Na última semana a prefeitura de Blumenau publicou uma portaria que liberava a prática do esporte amador coletivo na cidade, a partir de segunda-feira (24). Porém o Governo de Santa Catarina publicou uma portaria na última sexta-feira (21) proibindo atividades amadoras esportivas, impedindo a abertura de quadras e campos de futebol.

As cidades de Balneário Camboriú e Tijucas também haviam liberado a prática das atividades. Porém os municípios não podem flexibilizar as ações do Estado referente ao combate do coronavírus, apenas deixar mais rígidas. Caso as prefeituras ou proprietários de locais utilizados para a prática esportiva desrespeitarem o decreto estadual, poderão sofrer penalidades como advertência, multa e até interdição do local.


Ex-jogadores se manifestam

Falcão e Vinícius, ex-jogadores da seleção brasileira de futsal, se pronunciaram através de um vídeo, que circulam pelas redes sociais, questionando o governo estadual sobre a prorrogação da suspensão do Campeonato Catarinense de Futsal, já que o futebol de campo profissional foi liberado.

Estava tudo preparado para o retorno da competição no Estado, no dia 12 de agosto, em confronto entre Jaraguá Futsal e Lages, quando o governo estadual criou a portaria SES 580, publicada em 11/08/2020 com data retroativa a 08/08/2020, informando que seria criado um grupo de estudo para elaborar normas de segurança para o término da competição.

O Decreto 562/2020 com suas diversas alterações proibia a realização do campeonato até o dia 07/08/2020, e o Decreto 785/2020, publicado em 07/08/2020 restringia apenas o acesso de público aos eventos esportivos.

Um protocolo de segurança deve ser elaborado nos próximos dias para que a competição seja retomada no Estado. As equipes continuam treinando desde maio quando houve liberação, devidamente testadas e obedecendo rígido protocolo sanitário. Através de seu site a Federação Catarinense de Futebol de Salão se pronunciou lamentando o ocorrido.


Centenário com segunda etapa de reforma

O Ginásio Centenário de Urussanga passou por uma reforma que iniciou no mês de maio, com a troca do antigo telhado, instalação de um letreiro 3D e aquisição de um placar eletrônico. Como anunciamos na edição passada, foi lançado pela Prefeitura de Urussanga um novo edital para a realização de uma segunda etapa de reforma, visando a necessidade do atendimento das normas preventivas contra incêndio e melhoria na parte interna e externa do local.

A reforma é oriunda de uma emenda do Deputado João Amim (PP), além de ser empregado os recursos próprios da prefeitura. A obra vai ser executada pelas empresas Estruturar Construção Civil e Prosud Estruturas Metálicas e Construção Civil. Esta segunda etapa terá início no dia 8 de setembro, com o prazo contratual para a conclusão de três meses.

Serão instalados novos guarda-corpos e corrimãos nas duas arquibancadas do ginásio, já que a atual estrutura de proteção não está de acordo com as normas vigentes de segurança. Outra mudança será na fachada sul, local em que estão situados os tijolos vazados e que geram problemas em dias de chuva e vento, fazendo com que a quadra ficasse molhada. Para evitar este problema, os antigos tijolos vazados serão substituídos por tijolos com inclinação de 45 graus.

Com exigência do Corpo de Bombeiros, as quatro portas de acesso ao ginásio, que são feitas de madeira, darão lugar as novas produzidas em alumínio com pintura eletrostática. O ginásio também terá revitalização da pintura interna e externa, com a substituição do revestimento da fachada frontal, que faz alusão ao centenário da cidade com os cachos de uva. Vale ressaltar que as peças retiradas farão parte de um quadro, relembrando assim o marco importante para o município.

Voltando para a parte interna, tanto a quadra quanto a grade de proteção serão revitalizadas. Outra novidade é a instalação de acentos individuais nas arquibancadas, proporcionando mais conforto para os usuários, e troca da parte elétrica com a instalação de refletores em led na iluminação da quadra e parte externa do ambiente. O valor total que será investido é de aproximadamente R$ 260 mil.


Abraço da Galera

O abraço de hoje vai para o aniversariante desta sexta-feira (28), Sargento Adão Salvato. Aproveito para parabenizá-lo pelo trabalho prestado a Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina, já que recentemente assinou a reserva, e pelo trabalho de orientação que realizou neste ano na Rádio Marconi e pelo seu canal do YouTube, onde passa informações e orientações sobre o trânsito. Parabéns, Sargento!