RAFAEL NIERO

Piloto André Gaidzinski mantém rotina de treinos em simulador


Se deixar de treinar impacta quem tem uma rotina de atividade física regular prejudicada pela pandemia, imagine para um esportista. Nesse caso, a tecnologia, que tem salvado o trabalho, os laços afetivos e também a manutenção de uma rotina para a maioria das pessoas, ganha contornos ainda mais importantes, e realistas. O piloto da Porsche Cup André Gaidzinski é um exemplo: ele estreou na quarentena e incorporou nos treinos diários o simulador de corridas que pretendia adotar em circunstâncias eventuais que o impediriam de treinar nas pistas, como clima e distância.

“Antes os simuladores eram recursos de videogames, mas hoje abrangem amplamente o conceito da palavra. Uso um cockpit completo com todo o sistema de volante e pedaleira, com imagens de apoio de alta qualidade e que reproduzem de forma muito realista uma pista”, explica André, para quem pilotar um carro agora é coisa pra se fazer na sala de casa.

O objetivo do simulador é aproximar ao máximo o treino da realidade e permitir que o piloto continue aperfeiçoando a sua técnica. “As únicas diferenças são treinar em uma sala com temperatura normal, pois na corrida real ela se aproxima de 65 graus dentro do carro, e não precisa usar capacete. A similaridade de estar pilotando um carro da Porsche Cup é impressionante e a sensação de ‘segurar’ o automóvel na pista é muito parecida no simulador”, descreve André.

O simulador usado pelo catarinense é profissional e teve a maior parte de seus componentes fabricada nos Estados Unidos. Ele permite praticamente todos os ajustes como são feitos no carro de corrida, como regulagens mecânicas de câmber, caster, troca de amortecedor, de molas, barras estabilizadoras, regulagem de freio e de pressão dos pneus. “É muito próximo do real, pois o simulador também consegue reproduzir o desgaste dos pneus, mostra se tem alguma coisa quebrada ou solta no carro, como no caso de uma batida durante o treino simulado, por exemplo”, conta André.

Um dos destaques nesse treino tecnológico é o volante do simulador, que foi aprovado por ninguém menos que Lewis Hamilton, piloto britânico hexacampeão de Fórmula 1. O volante fica pesado nas curvas e reproduz também no piloto as sensações provocadas por ondulações e buracos da pista. Os pedais também são “duros”, para que sejam pressionados com os pés e confiram a sensação de realidade. “O simulador também reproduz os tempos muito parecidos com que se tem na realidade e é possível treinar no verdadeiro conceito da palavra, permitindo um aprimoramento que se refletirá depois na pista real”, comemora André.


Campeonato Brasileiro para agosto

Nesta semana, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, confirmou o início do Campeonato Brasileiro de 2020 nas series A, B e C. A série D ainda não possui uma data de início por conta da quantidade de participantes. No dia 08 de agosto será dado início as séries B e C. Já a primeira divisão está marcada para o dia seguinte, 09 de agosto. Outra competição nacional, a Copa do Brasil será reiniciada no dia 26 de agosto. A previsão é que as competições sigam até o mês de fevereiro de 2021. O Criciúma estreia na série C, contra o Londrina, jogando no Paraná.

Futebol amador proibido em SC

Apesar das competições profissionais terem sido liberadas em alguns Estados, inclusive em Santa Catarina, o esporte amador ainda segue sem autorização do governo para retornar. Conforme Geraldo de Souza, presidente da Liga Urussanguense de Desporto (LUD), durante conversa com representantes da Federação Catarinense de Futebol foi informado que no primeiro momento as competição amadoras estão suspensas.

“Conversei com os diretores da FCF, e eles pediram para a gente esperar o início do Campeonato Catarinense, que logo em seguida vão tratar dos campeonatos amadores. Vão aguardar para ver se não tem problema com o reinício do Catarinense, para depois tratar do retorno do esporte amador”, disse Geraldo.

Ainda de acordo com o presidente da LUD, resta aguardar as definições da FCF. Uma das competições organizadas pela LUD, o Campeonato da Quaresma, teve a data de reinício divulgada pela instituição. “Remarcamos o Campeonato da Quaresma para o dia 18 de julho, mas ainda não sabemos se será possível fazer. Assim que for liberado, vamos definir também o retorno da Copa Sul e demais competições amadores”, destaca Geraldo de Souza.


Tigre fica no empate com o Marinheiro

Criciúma e Marcílio Dias não saíram do empate sem gols na noite fria de quarta-feira (08). As equipes fizeram um jogo sem público e sem muito brilho, depois de 115 dias de paralização do Campeonato Catarinense por canta do coronavírus. O confronto que aconteceu no estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, foi válido pelas quartas de final. As equipes até tiveram chances de movimentar o placar, mas o jogo terminou sem gols. No próximo domingo (12), estaremos em Itajaí para acompanhar o jogo da volta, que será realizado, às 11 horas, no estádio Dr. Hercílio Luz. Você pode ouvir, ao vivo, a partir da 10h30min, pela Rádio Marconi FM 99.9 e também pelo facebook da emissora.Quem vencer a partida de volta garante a classificação. Caso persista o empate, a vaga será decidida nos pênaltis.


Abraço da Galera

O abraço dessa semana vai para meu amigo Reginaldo Folchini, que comemorou mais um aniversário, na última terça-feira (07). Quem também recebe os parabéns, nesta sexta-feira (10) é Arthur Sangaletti, o Gerente da Barbearia Belvedere. Parabéns, pessoal!