Manter uma empresa aberta por 30 anos já é, por si só, algo que merece elogios pela determinação, pelo esforço e pelo trabalho.
Mas quando o serviço prestado vai além da obrigação profissional e se torna um gesto de solidariedade para com a comunidade, é preciso reconhecimento especial.
Foi o que o legislativo urussanguense fez na noite da terça-feira 8/08, ao entregar uma Moção de Congratulação e Aplausos para Vilmar Sérgio Quaglioto, o popular Bigo, pelos 30 anos de atividades da Funerária Nossa Sra. da Conceição.
Mineiro que conheceu a escuridão das galerias das minas de carvão e vivenciou as dificuldades financeiras de sua classe quando centenas de trabalhadores perderam seus empregos, Vilmar nunca se deixou abater pelo desânimo e sempre buscou alternativas para garantir conforto e segurança aos seus familiares.
Por sugestão de seu cunhado e o lado da esposa Ulcineia Goulart Quaglioto, Dona Néia, iniciou em 1993 uma atividade completamente diferente do que havia trabalhado sua vida toda: a prestação de serviços funerários.
Naquela época havia várias empresas atuando neste ramo em Urussanga e as dificuldades a serem vencidas eram grandes.
Mas o desafio foi aceito pelo casal.
Nascia, assim, a Funerária com o nome de Nossa Senhora da Conceição, numa demonstração de fé no futuro e numa homenagem à padroeira de Urussanga.
Neia e Bigo, como carinhosamente eram chamados por todos, foram conquistando a simpatia da população e se firmando no mercado local. O casal dividia as tarefas na empresa, sendo que Neia dividia seu tempo entre os afazeres de casa, a criação do filho Rangel e o atendimento aos clientes e Bigo se dividia entre seu emprego na mina, onde voltou a trabalhar, e a própria empresa.
E foi o modo humanitário no atendimento, estando ao lado dos familiares nos momentos de maior dor da perda de entes queridos, bem como a implantação de várias mudanças, que garantiram lugar de destaque a Funerária Nossa Sra. da Conceição no cumprimento da legislação neste setor.
Em entrevista à reportagem de Panorama SC, Vilmar afirmou que estava feliz e emocionado em receber esta honraria do Poder Legislativo e agradecia a todos que lembraram do seu trabalho.
“Quero agradecer a todos os vereadores, em especial ao vereador Luan Varnier pela indicação. Fico feliz de chegar aos meus 71 anos de idade e ser merecedor deste tipo de homenagem e, mais que isso, ver meu filho Rangel estar à frente de um empreendimento que eu e minha esposa Néia criamos há anos”, afirmou Vilmar.
Já o filho Rangel Quaglioto, que atualmente gerencia a empresa e falou na tribuna da Câmara em nome do homenageado, relatou a história da Funerária Nossa Sra. da Conceição, a luta de seus pais até este momento de reconhecimento dado pelo legislativo e a criação da Ciclos Vitali.
“Hoje, a empresa é responsável, junto ao poder publico e legislativo, de colocar a cidade de Urussanga entre as cidades mais organizadas dentro da legislação no setor funerário. Servindo, inclusive, como exemplo para outras cidades de Santa Catarina e Brasil.
No setor ambiental, em um trabalho junto à Vigilância Sanitária, iniciou-se um processo para a diminuição da contaminação do solo no Cemitério Municipal de Urussanga. E em um espaço de dez anos não terá mais nenhum tipo de fluidos cadavéricos contaminando o solo e os lençóis freáticos” afirmou Rangel ao explicar que “hoje, além de vários serviços que estão embutidos em suas plataformas, o Plano de Assistência Familiar Ciclus Vitali já é considerado e consolidado como um dos planos mais completos da região Sul Catarinense, abrangendo todas as áreas da saúde com os descontos exclusivos e cobertura total no âmbito funeral. Inclusive, com planos em várias cidade de Santa Catarina e até fora do nosso país, como Alemanha, Itália e Inglaterra” concluiu o jovem empresário que faz do difícil momento da despedida a valorização das histórias de vida das pessoas.
“Estamos trabalhando não só para prestar serviços funerários ou vender planos. Nosso objetivo é estarmos presentes na solução dos problemas da nossa comunidade, fazer a nossa parte para um mundo melhor, nesta caminhada, que é este breve período que passamos aqui.
Por isso apoiamos iniciativas de vários tipos que possam trazer algum benefício para a nossa gente e também promovemos as nossas próprias ações. Por exemplo, o “Olha Ela”, evento que vai para sua terceira edição e já é um sucesso dentro da programação do Outubro Rosa, sendo que neste ano de 2023 a expectativa é de participação de mais de mil mulheres. Sinto orgulho dos meus pais, pelo legado deixado, pelo exemplo de perseverança e pelo amor a família e à comunidade urussanguense. Também quero deixar para a netinha deles, minha filha Valentina, um exemplo tão bonito” concluiu Rangel.
Hoje a Funerária Nossa Sra. da Conceição e a Ciclus Vitali contam ainda com dois colaboradores Gustavo Niclele e Israel Bitencourt, sendo que várias empresas terceirizadas são contratadas para prestar assistência e dar suporte às famílias que buscam não somente a compra de um funeral, mas sim a certeza de uma despedida digna à história de cada vida.
Comments