top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Projeto Tampinha Voluntária arrecada mais de quatro toneladas de tampinhas


Com objetivo de promover a logística reversa, incentivar a economia circular e a sustentabilidade, além de auxiliar projetos sociais internos a empregados da mantenedora Aurora Alimentos, a Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB), lançou em março do ano passado o projeto Tampinha Voluntária. A ação incentiva os empregados e cooperados a arrecadarem tampas de embalagens plásticas e destinarem à reciclagem. Os recursos levantados pela venda do material retornam em benefícios aos mais de 34 mil empregados.

Neste mês, o projeto completa um ano e celebra a forte adesão dos empregados e cooperados em todo o Brasil: foram arrecadadas em um ano 4,2 toneladas de tampinhas. Com os recursos revertidos, o projeto auxiliou até agora seis empregados da mantenedora nos municípios de Mandaguari/PR, Erechim/RS, Sarandi/RS, Guatambu/SC, Quilombo/SC e São Paulo/SP.

A educadora ambiental da FALB, Darcivana Squena, explica que o projeto também conta com a participação de três cooperativas filiadas à Aurora: Cooperalfa (Chapecó), Cooperitaipu (Pinhalzinho) e Auriverde (Cunha Porã), cujos recursos revertidos beneficiam diretamente os cooperados das três cooperativas. Darcivana ressalta que os beneficiados e a porcentagem do valor do fundo a ser destinada aos empregados da Aurora levam em consideração alguns critérios como a necessidade do empregado, a urgência e o tempo de empresa.

“Todas as unidades da mantenedora e as cooperativas parceiras receberam coletores personalizados do projeto para arrecadação das tampinhas. A adesão e o empenho dos voluntários, empregados e cooperados estão sendo grandiosos”, afirma Darcivana ao sublinhar que a principal meta da Fundação é o engajamento em ações socioambientais.

“A iniciativa mantém os voluntários ativos neste período de pandemia, além de promover a preservação ambiental, o cooperativismo e a solidariedade, princípios que guiam a nossa Fundação e todo o sistema Aurora”.



RECICLA FALB

A Fundação também lançou em fevereiro deste ano o desafio interno “Recicla FALB” que mobiliza empregados das unidades da mantenedora Aurora Alimentos a arrecadarem a maior quantidade possível de materiais recicláveis para destinação ambientalmente adequada. A unidade que somar a maior coleta será premiada com R$ 5 mil.

Além do projeto Tampinha Voluntária, o desafio engloba outras campanhas permanentes de reciclabilidade promovidas pela FALB: Meias do Bem (arrecadação de meias usadas para confecção de cobertores); Reciclagem de instrumentos de escrita usados (coleta de lápis, canetas, borrachas, apontadores, marca texto e marcadores permanentes); Brasil sem Frestas (caixas cartonadas para revestimento de casas) e Eu ajudo na lata (coleta de lacres de alumínio).

O resultado final do desafio será divulgado no Dia Mundial da Limpeza, na segunda quinzena de setembro.

Foto 02 – Unidade de Mandaguari/PR arrecadou meia tonelada de tampinhas.

Foto 03 – Primeira venda das tampinhas à empresa ALCAPLAS de Xanxerê/SC.

Foto 04 – Cooperalfa é parceria do projeto.

Foto 05 – Cooperitaipu também participa da ação.

Foto 06 – Auriverde é uma das filiadas que aderiu ao projeto.

Foto 07 – Projeto incentiva os empregados e cooperados a arrecadarem tampas de embalagens plásticas e destinarem à reciclagem.

Comments


bottom of page