De pé, da esquerda p/ direita: Juci R. Furlanetto, Willian Marques, Augusto Zanelatto e Vanessa Lopes.
Um total de 98 educadores participaram do encontro que abordou os “Vestígios Xokleng em Urussanga”.
Neste mês de dezembro, o Governo de Urussanga, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Coletivo de Arte e Cultura Broto Coletivo, realizaram uma palestra com o tema “Vestígios Xokleng em Urussanga”. Ministrada no Centro Educacional Lydio De Brida, a ação contou com a participação de 98 professores da rede municipal de ensino.
Na palestra, o grupo pôde apresentar o resultado da pesquisa sobre o povo Laklãnõ, o povo do sol, com a esperança de que sua memória possa ser multiplicada. O projeto foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2021, e executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
“A palestra Vestígios Xokleng em Urussanga, trouxe o resgate da cultura do povo nativo que viveu nestas terras que hoje habitamos. Resgate importante, que foi estudado pelo grupo de palestrantes, que souberam transferir para a equipe de profissionais da Secretaria de Educação a importância da preservação e da sua memória. Nossos agradecimentos a eles pela contribuição maravilhosa com a educação”, destaca a secretária de educação, Janea Possamai.
Conhecida como a Capital do Bom Vinho, e tradicional pelos fortes traços da colonização e cultura italiana, Urussanga tem em sua história a presença dos povos indígenas, que já habitavam as terras, muito antes da chegada dos colonizadores. Entre esses povos, os Xokleng. Essa é uma parte da história pouco contada, que esta palestra buscou trazer para o debate e meio escolar, através das pesquisas do Broto Coletivo.
Comments