Produtores comemoram Selo Sisbi, CIM-AMREC recebe a equivalência nesta sexta-feira

Com este selo, produtos cárneos, pescado e ovos da região

poderão ser vendidos para todo o país

Chegou o tão sonhado e perseguido dia. Na próxima sexta-feira, dia 26, no município de Iguatemi, Estado do Mato Grosso do Sul, o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (CIM-AMREC) receberá a equivalência do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). A cerimônia deve contar com a presença da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e além do CIM-AMREC, mas sete consórcios devem receber a certificação. A região receberá o escopo de produtos cárneos, pescado e ovos.

Conforme a veterinária do CIM-AMREC, caso haja necessidade de algum outro produto fora da lista, é necessário fazer um novo pedido ao Ministério, o que demandará uma nova auditoria. Caso do mel, e derivados de leite, por exemplo. A equivalência permitirá que essas agroindústrias possam comercializar seus produtos em todo Brasil.

Para o presidente do Consórcio e prefeito de Morro da Fumaça, Noi Coral, o empenho e a qualidade dos profissionais envolvidos foram fundamentais.

“É uma conquista que envolveu muitas pessoas e tempo. A nossa região ganha mercado, o que deve impactar na economia da nossa região a médio e longo prazo. Estamos felizes com esta conquista. Parabéns a todos os envolvidos”, afirma. O diretor executivo do CIM-AMREC, Daniel Spillere, também comemorou a conquista, afirmando que é uma alegria e satisfação que a região recebe essa conquista. “A partir de agora poderemos ampliar o número de empresas com SISBI, uma vez cumpridas as exigências estabelecidas pelo MAPA”, disse Daniel.

Da história

No mês de agosto, quatro agroindústrias dos municípios de Içara, Criciúma, Siderópolis e Lauro Muller e as prefeituras com os seus Sistemas de Inspeção Municipal (SIM) receberam a auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), via CIM-AMREC. A visita dos técnicos foi, principalmente, para avaliar a conformidade do Serviço de Inspeção e a equivalência do serviço junto ao MAPA.

O CIM-AMREC foi aprovado ainda no ano passado para o projeto CONSIM 2020, uma seleção junto a 52 consórcios de todo o Brasil para receber uma consultoria oferecida pelo MAPA para orientação dos serviços de inspeção e das agroindústrias participantes.Conforme a médica veterinária do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMREC, Mariah de Freitas Marques, a capacitação foi fundamental para adequação das agroindústrias da região, e para a preparação para receber a equivalência.

O presidente do Colegiado de Agricultura e secretário de Agricultura de Orleans, Cristovão Luiz Crosseta, agradeceu por todo o empenho da equipe das prefeituras da região para obter a equivalência, que foi uma construção nesses anos todos.Os trabalhos de vistorias foram feitos pelo MAPA, mas com acompanhamento da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O veterinário da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), que apoia e dá suporte a região, esteve acompanhando todo o processo, junto dos veterinários das prefeituras da região.