top of page

Primavera inicia na próxima terça-feira e é recepcionada com muitas flores


As flores já estão por toda parte, trazendo cores e perfumes para anunciar uma nova estação, a Primavera.

Segundo informações do engenheiro agrônomo, Dr. Pesquisador da Epagri em Urussanga- Márcio Sônego,“a Primavera terá início no dia 22/09/2020 às 10 horas e 31 minutos, momento em que ocorre o evento astronômico Equinócio, marcando a passagem aparente do Sol pela linha do Equador Terrestre no seu retorno ao sul da Terra. A partir de então o astro rei passa a brilhar mais sobre o Hemisfério Sul do que sobre o Hemisfério Norte. Esta é a data em que noite e dia terão 12 horas, ou seja, noite igual ao dia.

Para Urussanga e região a Primavera é a estação em que retorna o pleno crescimento dos gramados, florestas, plantações, tudo por causa do aquecimento e da maior luminosidade. A própria fauna sentindo as mudanças de temperatura e luminosidade procria mais, por saber que haverá alimentação farta. As temperaturas médias diárias variam de 17°C em setembro a 23°C em dezembro, com tardes em média de até 30°C em dezembro. As noites ainda podem ser frias, e até mesmo em dezembro já aconteceu frio de 6°C em Urussanga. As chuvas são mais volumosas do que no inverno, chovendo em média 130 mm em setembro a 160 mm em dezembro. Porém, novembro e dezembro são meses de históricas estiagens para a agricultura local. Os ventos de nordeste passam a ser mais frequentes e velozes na região, começando soprar desde as primeiras horas da manhã até o final da tarde.

Em 2020 a Primavera será regida pelas águas frias do Oceano Pacífico, que normalmente geram pouca chuva nos estados do sul do Brasil, com predominância de bom tempo. Com isso o calor custa mais a chegar na região, e mesmo com tardes quentes as noites ainda são frias. O litoral catarinense terá um fator que pode beneficiar e causar chuvas melhores do que no planalto e oeste, porque o oceano Atlântico vais estar mais aquecido. Águas mais quentes no oceano provocam maior evaporação, que vindo de encontro ao costão da Serra Geral pode causar mais chuvas sobre a região.

Finalmente, a estação de primavera é mais agraciada pelas pancadas de chuvas com trovoada e, algumas vezes, granizo.”

bottom of page