top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Previsão é de trégua nas chuvas em fevereiro


O mês de janeiro costuma ter o maior índice médio de chuvas em Urussanga e região, mas neste ano a chuva passou da conta.

A informação foi repassada pelo engenheiro agrônomo da Epagri - Márcio Sônego.

Segundo ele, " a estação meteorológica da Epagri/Inmet registrou 344 mm, contra a média histórica de 244 mm. Foram 27 dias com registro de alguma chuva no pluviômetro, enquanto a média seria de 16 dias. Mais dias com chuvas e maior volume de precipitação em janeiro de 2024. Com isso os dias foram mais nublados, e as temperaturas até diminuíram pela falta do sol, com a média mensal ficando em 23,1°C e a média das máximas em 28,7°C, ambas as marcas abaixo de 1°C do que seria o normal.

Poderia se dizer que foi um janeiro típico de verão em termos de chuva e temperatura, mas com a falta das manhãs ensolaradas tão importantes para a boa maturação e qualidade das uvas produzidas na região. Entretanto não houve tantos efeitos negativos neste janeiro de 2024, mesmo com as chuvas em excesso.

Para o mês de fevereiro as previsões parecem melhores, pois indicam um índice de chuva abaixo da média histórica, mas com temperaturas acima da média histórica. Fevereiro tem em média 14 dias com chuva em algum momento, um total médio de 221 mm, e temperatura média mensal de 24,1°C. Portanto, espera-se um fevereiro de tempo mais estável e mais quente. Entretanto a Epagri/Ciram ressalta que ainda é verão, estação típica de amanhecer com bom tempo, seguido do aumento de nuvens ao longo do dia que podem acabar causando temporais, em especial entre as 14 e as 20 horas."

bottom of page