Uma ação conjunta entre as Secretarias de Saúde, de Agricultura e o Departamento de Vigilância Sanitária de Siderópolis atendeu a denúncias realizadas ao município, dando conta de que cães abandonados, na rua Presidente Dutra, estavam causando risco à saúde pública por estarem com carrapato.
A partir dos relatos, as equipes foram até o local, confirmaram a existência do problema, identificaram os animais, e nesta segunda-feira realizaram o trabalho de zoonoses através da aplicação de antiparasitário.
Além de trazer sofrimento para o pet, o abandono de animais pode gerar problemas à saúde pública. De acordo com a Vigilância Sanitária, a queixa em questão não é a única, a maioria delas são reclamações de mordidas. O apelo é para que a população se torne mais consciente, assuma o papel de responsável pelo seu pet e não pratique o abandono.
Conforme o Programa de Proteção Animal Mediante vigente em Siderópolis, o município deve atuar no combate das zoonoses e no controle do aumento populacional dos animais abandonados, além de promover a identificação e cadastramento obrigatório de caninos e felinos, e a responsabilização dos tutores.
Comments