top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Prefeito de Pedras Grandes adquire acervo de sulcocalense para montar museu


Acreditando que o incentivo ao projeto turístico deve vir baseado em cultura, preservação e resgate, o prefeito de Pedras Grandes Agnaldo Filippi afirmou à reportagem de Panorama SC que está investindo em um museu sobre mineração em sua cidade.

“Nós estamos resgatando também a história da mineração de fluorita em Pedras Grandes. A Votorantin atuou fortemente aqui nos anos de 1970 e, inclusive, o Nardi Melo que foi prefeito da nossa cidade por duas vezes, é um ex-funcionário da mineração. Ele conquistou prêmios em nível estadual aqui em Santa Catarina por sua atuação dentro da Votorantin.

Então, eu quero recontar esta história porque Pedras Grandes já ostentou o título de maior reserva de fluorita da América do Sul. Hoje não há mais extração deste minério,que acabou perdendo seu valor econômico, até porque a extração subterrânea é muito cara, inviabilizando a atividade.

Atualmente há apenas uma unidade extrativista em atividade, que fica em Estação Cocal, Morro da Fumaça, onde era beneficiada a fluorita extraída em nosso município.

Meu pai, quando assumiu a prefeitura aqui em 1982, a primeira coisa que fez foi contratar um geólogo de sobrenome Cechinel, de Criciúma, e ingressou com uma ação na Justiça para fazer que todo o minério tirado de Pedras Grandes e que era levado para ser beneficiado na Nitroquímica em Cocal do Sul, fosse tributado aqui. Então Pedras Grandes teve, naquela época, um aumento significativo na arrecadação de impostos. É uma história que se resgata, inclusive de famílias, haja vista que muitos paranaenses vieram para cá em busca de empregos nestas minas e por aqui se estabeleceram.

Felizmente, consegui adquirir de Angelin Bonetti, lá de Cocal do Sul, que era um dos gerentes da Votorantin, um acervo que estará no Museu que estamos preparando para visitação pública” afirmou o prefeito Agnaldo ao explicar que Pedras Grandes terá seu museu físico na estação ferroviária e o museu virtual na Torre de Pisa.

Comments


bottom of page