Polícia Militar recebe Moção de Aplausos e Capitão da PM fala no legislativo


Na sessão do legislativo urussanguense, na noite da última terça-feira 27/7, a Polícia Militar de Urussanga recebeu uma Moção de Aplausos em razão do ato de bravura em ação policial que resultou na recuperação de um veículo roubado no dia 21 de maio de 2021, no bairro Nova Itália.

A prisão dos criminosos ocorreu em uma ação rápida que teve participação direta do comunicador do rádio e da guarnição que patrulhava o local. No veículo, foram encontrados diversos produtos furtados.

Receberam a Moção pelo ato de bravura o Sargento Cristóvão Feltrin dos Santos, os Cabos Rafael Carlos Joaquim e Rodrigo da Silva Fernandes e os Soldados Gustavo Scarduelli da Rocha e Danilo Borges Carneiro.

A homenagem foi uma iniciativa dos vereadores Fabiano De Bona (PSDB) e Luan Varnier (MDB).

A todos, os cumprimentos do Jornal Panorama SC.


Capitão Tiago Lemos fala das atividades da PM



Na mesma sessão em que a PM recebeu homenagem, o novo comandante da Polícia Militar de Urussanga, Capitão Tiago Lemos, dissertou sobre o trabalho da corporação e os projetos desenvolvidos. Entre eles, a “Rede Catarina” e o aplicativo “PMSC Cidadão”, que pode ser baixado gratuitamente no celular e permite o envio de vídeos, fotos e áudios com denúncias sem a necessidade de ligações para o 190.

Capitão informou que está mantendo tratativas para a criação da ROCAM para atender os Municípios sobre sua jurisdição. A ROCAM caracteriza-se pelo policiamento por meio de motocicletas que, pela agilidade, permite um pronto atendimento às ocorrências.

Outra proposta importante para a segurança é a instalação de Câmeras OCR em pontos estratégicos. A tecnologia das câmeras permite o reconhecimento ótico de caracteres e trabalha em conjunto com o sistema integrado de segurança pública. A integração permite acesso aos bancos de dados com informações sobre passagens policiais dos suspeitos, registro de furtos e veículos com débitos e licenciamento atrasado. Tiago Lemos informou que a solicitação para a compra de cinco câmeras foi repassada à prefeitura de Urussanga e devem ser instaladas de modo a cercar os acessos ao Município.

O comandante da PM destacou ainda a implementação da ronda rural para coibir roubos e a ronda escolar para garantir a segurança dos alunos no ambiente escolar e informou que a PM de Urussanga disponibiliza o programa Rede Catarina, que atua na fiscalização de medidas protetivas e oferece acompanhamento às vítimas de violência por meio de uma policial feminina.