Pedras Grandes - Prefeito apresenta projetos à Embaixada da Itália
- MARCIA MARQUES COSTA
- 13 de fev.
- 2 min de leitura

O prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi, esteve na terça-feira 11/02 em Brasília, onde se reuniu com o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese.
O encontro teve como objetivo discutir dois projetos significativos para o município, os quais celebram a italianidade e a história da imigração italiana no Brasil.
Durante a audiência, que também contou com a presença do primeiro secretário e chefe do escritório cultural da embaixada, Benedetto Reitano, e da deputada federal Geovânia de Sá, Filippi apresentou a proposta de construção da Torre de Pisa de Azambuja, um monumento que visa homenagear a rica herança cultural italiana na região. Além disso, o prefeito solicitou a doação de uma sucata de um avião caça AMX, um projeto ítalo-brasileiro que seria restaurado e transformado em monumento na cidade.
“Estou há três anos lutando para conseguir um caça AMX. A ideia é trazê-lo para Pedras Grandes como parte das comemorações dos 150 anos da imigração italiana para Santa Catarina”, explicou Filippi.
O prefeito destacou que existem cerca de 150 unidades do caça AMX não operacionais na Itália, o que abre uma oportunidade para a obtenção do equipamento.
O plano envolve uma colaboração entre a Aeronáutica Brasileira e Italiana para viabilizar a logística necessária para trazer o caça ao Brasil. “Estamos trabalhando em cima disso. Será um desafio grande, mas estamos confiantes na possibilidade de concretizar essa parceria”, acrescentou Agnaldo Filippi.
A pauta do encontro ainda abordou a importância da Colônia Azambuja, uma das áreas mais representativas da imigração italiana no Sul do Brasil. O prefeito ressaltou que as iniciativas visam preservar a memória cultural e fomentar o desenvolvimento econômico local por meio do turismo.
De acordo com Agnaldo Filippi a reunião foi um passo importante para fortalecer os laços entre Pedras Grandes e a Itália, reafirmando o compromisso do Município em manter viva sua identidade cultural e promover ações que beneficiem a população.
Prêmio na Educação
Também em Brasília, prefeito de Pedras Grandes recebeu um prêmio concedido pelo Ministério da Educação a municípios brasileiros que se destacam em iniciativas voltadas à alfabetização infantil. A cerimônia aconteceu no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). A solenidade marcou a entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, a mais alta distinção concedida pelo Ministério da Educação (MEC).
A conquista do Selo Ouro é parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma iniciativa do MEC que visa reconhecer e valorizar os esforços das Secretarias de Educação em todo o país. O prefeito Agnaldo Filippi enfatizou a importância do trabalho realizado pela Secretária Municipal de Educação, Luciana Cabral Masiero, e toda a equipe envolvida no processo.
Para alcançar essa premiação, o município de Pedras Grandes cumpriu rigorosos critérios estabelecidos pelo MEC.