top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Pedras Grandes - iniciado estudo para restauração do primeiro cemitério de imigrantes no Sul


No livro intitulado “Azambuja e Urussanga, de autoria do Desembargador Vieira Ferreira, filho do engenheiro maranhense encarregado de alojar os imigrantes italianos nestas duas localidades por volta de 1877 e 1878, há referência sobre um cemitério e sua localidade.

Este cemitério localizado em território do município de Pedras Grandes, atualmente está abandonado e com túmulos ladeados por frondosas árvores.

Buscando preservar este espaço, o prefeito Agnaldo Filippi buscou parceria junto a Fundação Educacional Barriga Verde (Unibave), celebrando um convênio com o objetivo de elaborar um projeto visando a restauração do primeiro cemitério dos imigrantes italianos do sul do estado.

Localizada em Azambuja, Pedras Grandes, a necrópole conserva relíquias históricas, como cruzes de ferro, lápides inscritas na língua italiana e túmulos que datam do final de século XIX.

Os trabalhos iniciaram esta semana e o prazo previsto para finalizar é no próximo mês de dezembro.

“É um dos mais importantes registros do período da colonização iniciada em 1877 em Azambuja que o município começa a restaurar, como homenagem aos imigrantes”, afirmou o prefeito.

Comentarios


bottom of page