top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

PEDRAS GRANDES: documentário sobre imigração na Colônia de Azambuja

Com apoio da Prefeitura Municipal de Pedras Grandes, através do Departamento de Turismo e Cultura, foi produzido um vídeo documentário lançado no dia 28 de abril, data em que se comemorou os 144 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos à Colônia de Azambuja, no ano de 1877.

Realizado pelo jornalista Júlio Cancellier, bisneto de imigrantes, o vídeo se propõe a contar a história dos imigrantes em 1877 na Colônia Imperial de Azambuja.

“O ano de 1877 marca uma profunda transformação na vida de muitos cidadãos italianos. Foi o início da grande imigração para a Colônia de Azambuja, atual distrito do município de Pedras Grandes, no Sul do estado de Santa Catarina”, explica Cancellier.

O documentário reconstrói o cenário da Colônia Imperial de Azambuja, província de Santa Catarina de 1877. Como era a vida na colônia nesta época. Que línguas falavam os italianos. Como rezavam, cantavam. O que comiam, bebiam e no que trabalhava. Qual a diversão preferida. O que liam e como se comunicavam nesta terra distante.

As casas onde moravam eram de pedra? Os utensílios, móveis e ferramentas traziam algum traço da origem? E para chegar ao Brasil, que meios de transporte utilizaram? São questões que o jornalista pretende explicar.

“Neste documentário, vamos reconstituir esta saga, revelando as principais características do cotidiano dos primeiros imigrantes. Mergulharemos no tempo e nas tradições, como se fôssemos transportados para uma realidade vivida há 144 anos”, afirma.


Incentivador do projeto, o prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi (foto) explicou que “devemos muito aos nossos antepassados pelo que deixaram como legado, enfrentando situações difíceis, superando as adversidades e, acima de tudo, trabalhando com suor para construir cidades que orgulham nosso estado e nosso país”.

bottom of page