Recheio do bolo foi feito com frutas colhidas em pequenas propriedades do município
Um bolo de 14 metros e 60 centímetros foi a principal atração da comemoração dos 146 anos da imigração italiana no sul de Santa Catarina, no sábado 29/04 em Pedras Grandes.
Depois da missa em memória aos pioneiros que fundaram a Colônia Azambuja em 1877, o bolo foi cortado e servido para mais de 100 pessoas no salão da igreja.
A guloseima começou a ser preparada na véspera por uma equipe de voluntárias. Foram utilizados produtos como pêssego, abacaxi e figo, tudo plantado em pequenas propriedades locais.
“Trabalhamos com muito amor e carinho até a noite de sábado quando o bolo ficou pronto”, comemorou Cheila Felippi, uma das voluntárias que ajudaram na cozinha.
O prefeito Agnaldo Filippi fez questão de medir o bolo para conferir se tinha exatamente 14,6 metros, alusão ao 146° aniversário da imigração. “Pedras Grandes tem orgulho de suas origens. Com simplicidade mas com muita união comemoramos esta importante data.
Este bolo tem um simbolismo muito forte. Seja na medida que lembra os 146 anos da chegada dos italianos que deram início ao movimento de colonização no Sul catarinense, seja pela mensagem que um simples recheio nos traz, lembrando que através da perseverança, do trabalho e da fé, conseguimos sentir a doçura da vitória”, disse o prefeito.
Fundada em 28 de abril de 1877, a Colônia Azambuja foi responsável pela expansão das áreas ocupadas pelos imigrantes italianos e, consequente, pelo surgimento da maioria das cidades da região. O papel dos povos vindos da Itália é considerado fundamental para o desenvolvimento do sul catarinense.
Pedras Grandes firmou recentemente um pacto de amizade com Belluno, que já está apresentando os primeiros resultados como a preservação da história. Em junho deste ano, os bellunesi esperam a visita dos pedras-grandenses em retribuição a recepção feita em março, quando foi assinado o pacto.
Comentarios