top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Panorama e CDL lançam concurso para customizar lixeiras de Urussanga

Criar um padrão lembrando a cultura dos imigrantes é a intenção dos organizadores do concurso



Com o objetivo de colaborar para com a identidade visual de Urussanga, remetendo-a à cultura italiana herdada dos colonizadores, o Jornal Panorama SC se une à Câmara de Dirigentes Lojistas de Urussanga para lançar um concurso de modelos para as lixeiras.

Segundo a editora deste semanário - Marcia Marques Costa, é muito importante criar uma padronização destes equipamentos que, ao mesmo tempo em que servem para armazenar resíduos sólidos, também poderão embelezar a cidade.

“Nós vivemos em um município onde há problemas com as lixeiras. E não é de agora. Ou porque elas são em número insuficiente, não foram construídas onde e como deveriam ser, ou porque são inadequadas à demanda existente. Além disso, não há uma padronização. Temos lixeiras de vários materiais, cores e tamanhos, muitas delas improvisadas pela própria população.

Então, reconhecendo esta condição, pensamos em criar um concurso para que as pessoas projetem uma lixeira que possa, além de oferecer boas condições para armazenar o lixo que será coletado, também evidenciar a cultura italiana que move o projeto turístico” explicou Marcia ao acrescentar que uma cidade com desejo de explorar o turismo chamará maior atenção se tiver um diferencial das outras.

“Embora Urussanga seja rica em atrativos históricos e arquitetônicos, com destaque para nossa réplica da La Pietà, devemos lembrar que pequenos detalhes podem fazer a diferença na hora de disputar clientes no competitivo mercado turístico. A beleza é um dos itens.

Sendo assim, poderíamos iniciar pelas lixeiras, depois passarmos para os bancos de jardins e outros equipamentos que nos diferenciarão das cidades vizinhas.

Mas é bom lembrar que só enfeites não resolvem tudo. É preciso, antes disso, um receptivo bem organizado para trazer e manter estes turistas na cidade, se hospedando em nossos hotéis, comendo em lanchonetes, bares e restaurantes da Benedetta, inclusive aos domingos, e adquirindo lembranças em nosso comércio” afirmou Marcia.

Já o diretor deste semanário- Sérgio Costa, afirmou que o Jornal Panorama vinha há anos pensando nisso.

“Nós sempre pensávamos em sugerir ao Poder Público este tipo de ação. Agora, com a colaboração da Câmara de Dirigentes Lojistas e a boa vontade do jovem presidente Leonardo Felipe, vamos realizar este concurso que, depois do resultado final, será apresentado para a administração municipal.

Se eles vão fazer ou não já é uma outra história. Será uma escolha de ação administrativa cuja decisão não será nossa, mas acreditamos estar colaborando com a cidade” afirmou Sérgio.

Já o presidente da CDL - Leonardo Felippe disse que tudo o que vier para embelezar a cidade terá o apoio dos lojistas.

“Nosso objetivo é ver uma Urussanga bonita. Por isso seremos parceiros neste concurso que objetiva padronizar as lixeiras.

Creio que isso de embelezar até nossas lixeiras, além de melhorar o visual, também estimulará as pessoas a se organizarem para manter a cidade limpa e bonita para nós e para nossos visitantes” afirmou Leonardo.

Acreditando que a ideia será bem aceita, os promotores esperam que as pessoas sintam-se estimuladas com a possibilidade de deixar seu nome marcado como criador de um elemento que muito contribuirá para o embelezamento da Benedetta.


Do concurso


Em breve será lançado o edital com as regras a serem cumpridas e os canais para a inscrição no concurso.


Modelos de lixeiras em Urussanga atualmente



bottom of page