top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Pai e filhos comemoram cinco anos de empreendimento familiar

Oficina criada no interior de Urussanga é conhecida nacionalmente pelas redes sociais da internet

Lourenzo, Sílvio e Antoni


Depois de trabalhar muitos anos para o sustento de sua família, o que a maioria das pessoas deseja é uma aposentadoria tranquila, no mais original estilo dolce far niente.

Não foi o que aconteceu com o urussanguense Sílvio Pilon. E é essa história de coragem e de amor à família que o Jornal Panorama conta esta semana.


Da história


Filho de Antonio Pilon e Anilde Mazzucco Pilon, Sílvio nasceu na localidade de Rio Maior, tem 53 anos, é casado com Leci De Bona Sartor e tem os filhos Antoni e Lourenzo.

Mecânico que iniciou nesta profissão no ano de 1998 em Urussanga, ele adquiriu experiência em hidráulica trabalhando em uma oficina autorizada no município de Içara. Posteriormente, Sílvio trabalhou em Orleans por mais 16 anos, onde decidiu encerrar sua carreira como funcionário e tornar-se dono de seu próprio negócio.

Mas ele enfrentou o problema que a grande maioria dos empreendedores brasileiros enfrenta: falta de recursos para investir na empresa, haja vista que seria necessário adquirir equipamentos bastante caros para iniciar o empreendimento.

Sílvio e sua esposa Leci não se intimidaram. Enquanto ela tocava uma fábrica de vasos para ajudar no sustento da família, Sílvio se desfez do carro e da moto para iniciar a Mecânica Pilon.



Lourenzo Pilon , Silvio Pilon, a neta Lorena Guollo Pilon com a avó Leci de Bona Sartor Pilon , Giulia Tizziani Guollo  com o marido Antoni Pilon


“Nós temos muito a agradecer a minha esposa. Ela sempre foi o apoio que nos deu segurança para seguirmos em frente e me incentivou a fazer esta empresa para que nossos filhos tivessem um futuro promissor.

Felizmente, estamos comemorando cinco anos da Mecânica Pilon e podendo agradecer a Deus pela alegria de estarmos todos juntos e com uma empresa sólida conquistando cada vez mais clientes”, afirmou Sílvio.


A Empresa


Atualmente, numa sede com 600 metros quadrados de área construída, a Mecânica Pilon trabalha com direção hidráulica para veículos pesados, leves e utilitários; direção elétrica para veículos leves e mecânica geral para veículos leves e utilitários a gasolina e diesel, sendo que cada setor foi designado para um familiar.

Na parte de direção hidráulica atuam Sílvio e o filho Lorenzo. Na parte de direção elétrica atua Antoni, que também coordena a parte administrativa, onde ele conta com a colaboração de dois funcionários.

“Além de direção elétrica e hidráulica, nós fazemos toda parte de mecânica em geral, como suspensão, freio, embreagem, câmbio, motor, etc. Temos equipamentos de ponta, como por exemplo, uma máquina de alinhamento 3D, adquirida a menos de um ano e que nos oferece muita precisão no serviço. Temos também scanners que nos permitem atender marcas nacionais e importadas, e a parte de mecânica é feita por profissionais muito bem capacitados”informou Antoni.

Já Lourenzo, afirmou à reportagem de Panorama que quando ele e o irmão iniciaram na empresa, não sabiam nada de direção hidráulica ou de mecânica.

“Eu e o Antoni não sabíamos nada de direção hidráulica e da parte mecânica. Principalmente eu, que tinha saído da escola e fui direto para a oficina, sem fazer nenhum curso técnico.

Nosso pai foi o melhor professor que poderíamos ter e, hoje, tudo o que sabemos devemos a ele. O começo foi difícil, é uma profissão que ninguém mais faz. Eu e meu irmão levamos dois anos para montar sozinhos caixas de direção, nosso pai sempre nos ensinou e esteve fiscalizando o serviço até que tudo estivesse certo. Hoje estamos felizes em poder seguir a profissão de nosso pai e de termos conquistado tantos clientes” afirmou Lourenzo.

Também entrevistada pela reportagem de Panorama, a esposa de Sílvio disse que não trabalha mais com a fabricação de vaso.

“Hoje eu cuido da família. Faço uma boa comidinha, para quando eles chegarem em casa, pois todos almoçam lá em casa todos os dias. Eu faço tudo com muito amor, é a forma que posso ajudar” afirmou Leci.


Os Clientes


Segundo Antoni, além de atender na loja física, a Mecânica Pilon trabalha também com o e-commerce, vendas de peças pela internet, Mercado Livre, como caixas de direção hidráulica e caixa de direção elétrica.

“Pela internet, vendemos também consertos de direção elétrica, já que é algo que poucas pessoas fazem. Hoje, em torno de 80 a 85% dos clientes de direção elétrica são de outros estados. Eles enviam por transportadora ou até mesmo pelo Correios. A mercadoria chega, a gente faz o conserto, faz um vídeo para mostrar aos cliente as peças funcionando e retorna também por transportadora ou Correios para ele. Já a parte hidráulica, a maioria dos clientes são da região, municípios como Urussanga, Orleans, Cocal do Sul, Tubarão, Lauro Müller, indo de Passos de Torres até Itápolis. Atendemos também as transportadoras, como por exemplo a Fontanella Transportes, BCL, Librelatto, que confiam no nosso trabalho. Parte de direção é para veículos leves e pesados. Já a mecânica geral é para veículos leves e alguns carros a diesel” explicou Antoni.


O mundo virtual


Mostrando uma visão macro de gestão, a Mecânica Pilon investiu ainda no mundo virtual da internet, tendo milhares de seguidores no Instagran, Tik Tok e Facebook. As postagens feitas nestas redes sociais são produzidas por eles, sempre dando dicas relativas a problemas com veículos e oferecendo os serviços da Mecânica Pilon.

Um destes vídeos postados no Tik Tok alcançou a marca dos 2,4 milhões de visualizações, ultrapassando de forma extraordinária o número de 13 mil e 200 seguidores neste canal.

Para a Família Pilon, os cumprimentos do Jornal Panorama e votos de que o sucesso seja constante e cada vez maior. Parabéns!

Comments


bottom of page