PAGINA TRÊS

Abrindo mercados

Os produtores artesanais de Santa Catarina poderão conquistar o mercado nacional com mais facilidade e garantia de qualidade para os consumidores.

O Governo do Estado passará a conceder o Selo Arte, que permite a comercialização de produtos como queijos, embutidos, pescados e mel em todo território nacional. O governador Carlos Moisés assinou no Dia do Agricultor, uma portaria regulamentando a legislação federal sobre o assunto para o caso de Santa Catarina.


Jovens empreendedores

O Governo de Urussanga, em parceria com a ABADEUS e a empresa CEUSA DURATEX, informa que foram prorrogadas as inscrições para o curso Jovens Talentos Empreendedores.

As vagas estarão disponíveis até o dia 17 de agosto e as inscrições podem ser feitas no CRAS de Urussanga, Av. Nereu Ramos, nº 360 de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h ou pelo site http://bussolasocial.com.br/abadeus/inscricoes.

Para participar, o interessado deve estar estudando ou ter completado o ensino médio. Cabe ressaltar que para as inscrições presenciais todos os cuidados exigidos, por razão da pandemia, estão sendo adotados pela equipe responsável.


Se parar quebra se trabalhar falta

A segurança no suprimento de gás natural preocupa o setor industrial, responsável por 80% do consumo estadual do insumo. Santa Catarina foi o estado com maior retomada na demanda no País e já se aproxima dos níveis utilizados pré-pandemia, informou na segunda-feira 3/8, o presidente da SCGás- Willian Lehmkuhl, em reunião com o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar.

“Precisamos nos preocupar com alternativas para assegurar o suprimento e os investimentos na expansão da infraestrutura, especialmente se no futuro for confirmada a perspectiva de redução nas tarifas”, disse Aguiar.

Antes da pandemia, o consumo de gás natural estava na casa de 2,3 milhões de m³ diários no estado, acima da capacidade da distribuidora. O total chegou a cair 50% e agora já está novamente em 2,1 milhões de m³. Na reunião, FIESC e SCGás avaliaram alternativas de curto, médio e longo prazos para enfrentar a questão. Entre as alternativas de curto prazo discutidas está a importação de gás natural liquefeito em contêineres para atender o setor industrial. No médio prazo poderia haver algum incremento na oferta por meio do aumento da pressão do gasoduto Bolívia- Brasil, e no longo prazo as alternativas passam por ajustes no marco regulatório para assegurar novos projetos estruturantes na área. “Estamos em um momento importante, pois o reposicionamento estratégico da Petrobras e do governo serão decisivos para o abastecimento deste insumo fundamental para a indústria”, afirma Aguiar.



Prefeito de Sierópolis com Covid-19


O prefeito de Siderópolis- Hélio Cesa, o Alemão, foi diagnosticado com Covid-19 no início dessa semana. A doença foi detectada por meio do teste rápidoe, desde então, Alemão está em isolamento domiciliar.

O prefeito havia apresentado sintomas da doença entre os dias 19 e 20 de julho. No entanto, realizou uma tomografia do pulmão, que não apresentou alterações, e fez o exame para Covid-19, que apontou o resultado negativo. Até o fechamento desta edição, o prefeito dos sideropolitanos estava administrando no estilo home ofice- em casa.


Fato histórico



Mas do que uma decisão político-partidária, o anúncio da chapa majoritária formada por duas mulheres colocou o MDB urussanguense como o primeiro partido a ter acreditado na possibilidade de uma admnistração municipal dirigida pela força e sabedoria femininas.

É preciso pesquisa para se afirmar com exatidão, mas , no momento, ao que se tenha conhecimento, esse fato é inédito também regionalmente.

Aguardemos para conferir a opinião dos eleitores, na urna, quanto a essa novidade apresentada para o pleito de novembro próximo.


De não acreditar

Jornal dos EUA veiculou recentemente matéria em que uma médica diz que DNA de aliens são usados em pesquisas para medicamentos, vacinas desenvolvidas buscam diminuir a religiosidade das pessoas e que ETs controlam o governo desta potência mundial.

É para acreditar, rir ou ficar com medo da humanidade?


Quase mil

Vereador José Carlos José - Zé Biz (PP) informou essa semana que o senador Esperidião Amin (PP) destinou mais R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) para o Fundo Municipal de Saúde reafirmando o seu compromisso com a qualidade de vida do cidadão urussanguense.

Em seu pronunciamento na sessão legislativa da terça-feira 4/08, Zé Biz voltou a registrar que o Município viveu um forte crescimento em junho passado com a geração de novos empregos.

Destacou ainda que o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) em Urussanga apontou para um saldo positivo de 176 empregos de janeiro a junho de 2020 e 568 novos empregos desde 2017.

Outro fator importante na questão de empregos no Município, explicou o vereador, foi a preservação de 396 vagas graças a políticas de infraestrutura e apoio à empresas.

O Vereador disse que, entre vagas criadas e mantidas graças a investimentos públicos , houve um saldo positivo de 964 vagas desde 2017.


Números impressionam

Embora exista números consideráveis em vários quesitos e que levam à óbito milhares de brasileiros todos os dias, não deixa de impressionar os mais de 10 mil paulistanos que perderam a vida para a Covid-19 nos últimos quatro meses.

Para se ter uma idéia, é praticamente a metade da população de Urussanga morta. Assustador.

Enquanto isso, não são poucos os que pensam enganar o vírus fazendo festinha escondido.