A reunião ordinária da Câmara de Urussanga nesta terça-feira, dia 4,contou com a presença do padre Giliard Cesconetto Gava, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Urussanga. O sacerdote abordou a Campanha da Fraternidade de 2023, que tem como lema “Dai-lhes vós mesmos de comer (Mt 14,16)” e tema “Fraternidade e fome”. O convite foi feito pela Câmara por meio de requerimento apresentado pelo vereador Odivaldo Bonetti (PP).
“É a terceira vez que a fome vem como tema da Campanha da Fraternidade. A gente sabe que, também devido à pandemia, a nação brasileira passou por momentos de mais necessidade. Algumas famílias voltaram à linha da pobreza”, lamentou o pároco. Na avaliação dele, o fato de o Sul do Brasil estar em condições melhores em relação ao restante do Brasil não exclui esse problema das famílias urussanguenses.
Ele citou, como exemplo, os atendimentos realizados pela Cáritas Diocesana no município. “Numa realidade pequena e próspera como a cidade de Urussanga, temos cerca de 300 famílias cadastradas que recebem ajuda mensalmente desse braço caritativo. A fome é uma realidade que nos persegue”, relatou o sacerdote.
Com a Campanha da Fraternidade, a Igreja Católica pretende chamar a atenção para o tema da fome, atuando para minimizar o sofrimento das famílias que passam por necessidades e estimular a solidariedade.
“A fome mexe com todos, e o povo de Urussanga é muito caritativo. Eu percebo essa sensibilidade. Quando a gente pede ajuda material, sobretudo no campo da alimentação, o povo responde imediatamente”, afirmou o padre Giliard.
Os objetivos permanentes da Campanha da Fraternidade são três: “despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum”, “educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho” e “renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária”.
Comentarios