PÁGINA TRÊS

FATO DA SEMANA


Nesta semana do aniversário de 142 anos de fundação do município de Urussanga, a imagem do ex-prefeito Ruberval Francisco Pilotto e do atual prefeito Gustavo Cancellier defronte ao monumento do Gemellaggio na Praça Longarone, ao lado do Fórum da Comarca.

Pilotto, que foi o primeiro urussanguense a receber uma honraria internacional concedida pelos belluneses ainda na década de 1990, entregou para o prefeito Gustavo o presente vindo da Velha Itália, em sua última viagem antes da pandemia, na praça que lembra a irmandade entre Urussanga e Longarone. Um gesto que merece destaque quando Urussanga e Longarone comemoraram, neste mês de Ritorno Alle Origini, os 29 anos de um acordo cultural.




Parabenizando

Merecendo elogios e agradecimentos pelo seu altruísmo, seu desejo de preservar a memória da nossa gente e a história de Urussanga, está o mineiro mais italiano e urussanguense da Benedetta- Antonio Carlos Reis Couto. Não fosse seu espirito visionário e seu amor pela arte da imagem, Urussanga não teria tão precioso arquivo dos momentos do seu centenário, em 1978.


Dengue a mil

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, em boletim divulgado no início desa semana, somente neste ano já foram registrados 4.601 casos de dengue em Santa Catarina. Número que fez o Estado bater o recorde de casos, superando 2016, quando foram contabilizados 4.379 ao longo de todo o ano.


Universo paralelo

Para endoidecer de vez o povo, notícias dão conta de que a Nasa descobriu evidências de um “provável universo paralelo”, onde o tempo passa ao contrário.

Cientistas dessa agência norte-americana que conseguiu transmitir ao vivo imagens da Lua quando ainda nem existia telefone celular, dizem que o “universo paralelo” está localizado na Antártica.


Sertão vai virar mar e o Sul deserto?

Seria o El Niño, La Niña, desmatamento, mineração, aquecimento global ou poluição que está ocasionando a estiagem vivida desde o ano passado pelas populações do sul do Brasil? Ou seria a profecia do beato guerreiro Antônio Conselheiro se cumprindo com as águas sulinas subindo para o sertão nordestino?

Está aí mais uma “inutilidade pensamentória” que pode resultar em boas reflexões sobre a água na nossa região, sua importância e modo de utilização.


Chuva de corona

Montemorelos, no México, se destacou na imprensa internacional na semana passada. O motivo?

Foi onde aconteceu uma chuva de granizo com formato do assustador coronavírus.


Escondidinho de voto

Quem trabalhou quietinho por trás das cortinas com a esperança de uma zebra na eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Urussanga, teve uma decepção. Adefonso Baesso mostrou que sua equipe na Diretoria não é fraca e só restou um banho de votos sobre o adversário.


E por falar

Em políticos e falatórios em redes sociais, dizem as boas ou más línguas, ainda não se sabe ao certo, que há um vírus poderosíssimo atacando os internautas e fazendo com que muito deles se tornem altamente agressivos e sem respeito aos demais. A informação é de que esse vírus ataca o intestino, chega ao cérebro com rapidez impressionante enviando impulsos elétricos aos dedos para que estes digitem palavras colocando para fora toda a merda existente em cada corpo infectado. Essa teoria, repassada ao Panorama por cientistas da Agência de Inteligência Natural de Urussanga- AINU, é mais uma brincadeira da turma dos senadinhos da nossa bem humorada Benedetta.


Inflação

Alguns indicadores já apontam os impactos gerados à economia brasileira pela pandemia de coronavírus. Um deles é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números mostram queda nos dois últimos meses, justamente quando as restrições às atividades passaram a ser adotadas no país.

Após registrar taxa de 0,21% em janeiro, o IPCA, que mede a inflação oficial, chegou a 0,25% em fevereiro, a mais alta nos quatro primeiros meses de 2020, puxada pelos reajustes praticados no início do ano letivo. Mesmo assim, foi o menor índice para o mês em 20 anos.Em março, a inflação desacelerou para 0,07%, o menor resultado para o mês desde o início do Plano Real, em julho de 1994.


Área livre

Santa Catarina completa 13 anos do reconhecimento internacional como área livre de febre aftosa sem vacinação. Em 25 de maio de 2007, o estado recebeu o certificado da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e desde então se mantém como referência em saúde animal e defesa agropecuária. Na última década, os catarinenses se tornaram os maiores produtores de suínos do Brasil, o segundo maior produtor de aves e o quarto maior produtor de leite – com acesso aos mercados mais exigentes e competitivos do mundo.


Frase da semana


“ O inimigo mais perigoso

é o que está nas vestes de amigo.”

Padre Agenor Neves Marques



Cocal do Sul vai reforçar a fiscalização em bares e estabelecimentos comerciais


A vigilância sanitária de Cocal do Sul vai reforçar a fiscalização em estabelecimentos comerciais com o apoio da Policia Militar. A preocupação com a escalada dos números de casos de COVID-19, que chegou a 16, no início desta semana, provocou uma reunião no gabinete do prefeito para definir ações .

Ações de fiscalização em bares, supermercados e lojas cobrará o uso de máscaras e dispersão para evitar aglomeração. Operações devem ser realizadas nas sextas-feiras à noite e nos sábados.

A secretaria de saúde de Cocal do Sul, Sinara Crippa Milanez, diz que nesse momento, a população deve ter consciência. “Hoje a ação para conter o Corona Vírus é mais coletiva, no cuidado no dia-a-dia, do que no setor público. Cada um deve ter consciência dos seus atos para evitar, a contaminação e a proliferação”, diz.


A Polícia Militar deve acompanhar as operações, inclusive com apoio de viaturas de municípios vizinhos, casos necessários. “Estamos a disposição. As vezes nos horários noturnos e em situação de embriagues fica mais difícil de conter o cidadão e de tomar consciência”, afirma o sargento Jaime Cândido.O prefeito Ademir Magagnin ainda reforço o alerta dizendo que é necessário agir para manter o controle. “Precisamos reforçar as medidas de distanciamento e os protocolos enquanto podemos. Caso contrário podemos perder o controle”, alerta.