top of page

PÁGINA TRÊS

PELO MUNDO

Foto arquivo Panorama
Foto arquivo Panorama

Quem viaja pelo centro da Alemanha, se dá conta do quanto é importante deixar a natureza fazer da diversidade o seu equilíbrio.

Na região montanhosa do Harz, o viajante se depara com uma paisagem pós-apocalítica assustadora, com um cemitério de árvores se estendendo por quilômetros

As opiniões sobre a causa das mortes divergem. Enquanto alguns assinalam para a mudança climática no planeta, outros voltam no tempo para explicar.

Isso porque, depois da 2ª Guerra Mundial, a Alemanha pode pagar parte de sua dívida com os Aliados em madeira. Daí surgiu, nos anos posteriores, o interesse em florestas com coníferas de alta rentabilidade no mercado - os chamados abetos (tipo o pinus brasileiro), com grandes extensões de florestas sendo substituídas por esta planta.

Todavia, a monocultura, aliada às secas, acabou enfraquecendo a floresta que foi devastada por besouros.

A maioria dessas florestas foi usada para a produção de madeira, com a indústria florestal representando de 1 a 2% do Produto Interno Bruto (PIB) alemão.

Na área devastada pelos gafanhotos, nenhuma árvore morta é retirada do Parque, com a determinação de que no Parque Nacional do Harz, a natureza se refaça deste grande desastre e traga de volta a floresta que pertencia ao local.


Fumaça histórica

Há dez anos, um incêndio de grandes proporções atingiu o prédio da Prefeitura de Criciúma, deixando marcas na história administrativa do município.

A tragédia, que destruiu setores essenciais do Paço Municipal na madrugada do dia 27 de maio de 2015, queimando documentos importantes e jogando na fumaça do tempo informações que jamais serão recuperadas.


Homenagem


Prefeita Stela Dagostin Talamini e vice-prefeito Renato Bez Fontana prestaram uma homenagem ao fundador de Urussanga - engenheiro maranhense Joaquim Vieira Ferreira, no dia do aniversário de 147 anos da cidade.

Um fato interessante na história é que Stela, a primeira mulher eleita para o cargo de prefeito, estará no comando do Executivo quando Urussanga completar 150 anos.

Troca de Comando

Solenidade marcada para às 16h desta sexta-feira 30, nas dependências da Câmara Municipal destina-se à passagem de Comando da 2ª Companhia do 29º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, do Capitão Henrique Carrer Arent para o Capitão PM Valdir Cristóvão de Oliveira Júnior.

Capitão Arent deixa o comando em Urussanga para um curso de Comandante de Operações Aéreas, que será no Batalhão de Aviação da PM em Lages e, posteriormente, ficará lotado na Base de Lages.


Flor símbolo


No projeto Conhecer para Pertencer, a turma do 4V1 da escola Barão do Rio Branco, centro da cidade, com a professora Simone Nogueira Feltrin, plantou a Magnólia Branca, flor símbolo de Urussanga, como forma de homenagear o município, sua história e suas tradições. Bela iniciativa e que merece nossos cumprimentos.

bottom of page