PÁGINA TRÊS

Juventude PPista faz doação de máscaras



Com o objetivo de colaborar no combate ao novo coronavírus, integrantes do PP Jovem de Urussanga foram em busca de apoio para adquirir máscaras de proteção facial. Em pouco tempo sensibilizaram doadores e conseguiram cerca de 350 máscaras que, na semana passada, foram entregues ao secretário de saúde do município- Marcos Roberto Silveira. A entrega foi feita pelo presidente da JPP-Filipe Catâneo e o tesoureiro Vitor Tezza que, em nome da juventude ppista, afirmaram estarem disponíveis para ajudar a municipalidade no combate à Covid-19.


De plantão Degelo eleitoral permite que ursos de plantão comecem a deixar suas tocas e, após grande período de hibernação, queiram ensinar agora tudo aquilo que não fizeram quando podiam ou deviam. Há ainda, os que prometem o que não estão autorizados por superiores na hierarquia em que se encontram ou que não terão poder para decidir, ainda que se elejam. Cuidado, gente. A busca de votos começou. Cancelada Festa Nacional do Pinhão, que aconteceria no próximo mês de junho em Lages, foi cancelada em virtude do coronavírus. A nota da prefeitura de Lages foi emitida na quarta-feira 15/4 e mostra que o Planalto Serrano, que vinha adiando a decisão, não resistiu ao novo vírus e suas consequências na economia. Presente Cantor Michel Teló e a Renovig Sistemas Solar que estão doando 10 sistemas solares para instituições que estão auxiliando neste momento de COVID-19, presentearam o Hospital Santa Otília de Orleans. A referida fundação hospitalar conseguiu 959 indicações em promoção na rede social e em breve contará com o equipamento que auxiliará na diminuição de custos. Sem regalias Deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) quer acabar com as regalias dos ex-presidentes da República. “Em meio ao que estamos vivendo, é inadmissível que o cidadão, trabalhador, custeie essas benesses sem qualquer interesse público envolvido”, diz a parlamentar, que apresentou projeto para tesourada nos benefícios. Ex-presidentes(Collor, FHC, Lula, Dilma, Temer e Sarney , só em 2019, usaram R$ 4,5 milhões dos cofres públicos. Dois anos Pesquisadores de Harvard publicaram essa semana, um estudo que aponta os possíveis futuros após a pandemia do coronavírus. Segundo eles, caso não sejam tomadas medidas como a criação de novos leitos ou encontrada uma vacina ou medicação que ataque direta e efetivamente o vírus, o isolamento pode ser estendido até meados de 2021, com avanço para alternativas intermitentes, que durariam até 2022.


Muita fila


Filas não faltaram na agência lotérica e nem na agência do Banco do Brasil em Urussanga. Poucos atendentes para muita gente que resolveu sair no mesmo dia de casa para fazer movimentação bancária ou pagar duplicatas, geraram não poucas reclamações. Mas, embora a agência bancária tenha seguido as orientações para manter a distância entre as pessoas, o que se viu foi muita gente sem máscaras para se proteger da contaminação. Sem candidato Presidente do PT urussanguense Wilson Adriani afirmou à reportagem de Panorama SC esta semana que seu partido não apresentará chapa majoritária e nem candidatos a vereador nessa eleição de 2020. Adriani ressaltou que esse posicionamento deve-se às dificuldades em encontrar nomes. Agora, para quem irá o apoio dos PTistas urussanguenses é algo que parece não ser unânime, com tendência a acontecer divisões em outubro próximo.


Pelo mundo

Cataratas do Iguaçu sem água


A seca que atinge o Sul do Brasil modificou a paisagem numa das 7 maravilhas naturais do planeta- as Cataratas do Iguaçu. Pelas medições da Companhia Paranaense de Energia (Copel), no dia 05/04 o Rio Iguaçu registrou a menor vazão de 2020 nas Cataratas do Iguaçu , em Foz do Iguaçu, no valor de 259 mil litros de água por segundo, que representa somente 17% da vazão normal, de 1.5 milhão. Este volume está bem próximo da última grande seca que ocorreu em julho de 2006, quando a vazão chegou a 245 mil litros de água por segundo. Das 275 quedas d’água que compõe as Cataratas do Iguaçu, a grande maioria está seca , e as quedas maiores, como a famosa Garganta do Diabo, estão com um fluxo bem abaixo do normal. Sem as quedas d’água os paredões rochosos ficaram expostos, mudando completamente o cenário da região.


Anak Krakatoa - filho do poderoso vulcão


Na sexta-feira passada (10/4), o vulcão Anak Krakatoa — um dos “filhos” do temível Krakatoa, que matou mais de 36 mil pessoas em uma erupção em 1883 — explodiu lançando cinzas a quase 500 metros de altura. Essa é a primeira grande atividade do vulcão após uma erupção no mês de dezembro de 2018, quando causou um tsunami que matou mais de 400. O Anak Krakatoa é um dos 127 vulcões ativos da Indonésia e está localizado no chamado “Círculo de Fogo” ou “Anel de Fogo”, região de grande atividade tectônica que circunda o oceano Pacífico, passa pelo Japão, pela costa Oeste dos Estados Unidos e pela cordilheira dos Andes, na América do Sul.


Perigo nuclear e gafanhotos


Já na Ucrânia, um incêndio florestal alarmou a humanidade por estar acontecendo perto da usina nuclear de Chernobyl e a cidade de Pripyat, que costumava servir à usina. Ambas estão abandonadas desde 1986, quando o reator número 4 da usina explodiu. E, para que fique registrado o momento catastrófico na natureza, a África também enfrenta a pior invasão de gafanhotos dos últimos 25 anos na região. Mais de 200 milhões de insetos colocam em risco mais de 10 milhões de pessoas.