PÁGINA TRÊS

Semana iniciou com protesto em Içara

O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e Região (Sindisaúde), promoveu um protesto na tarde da segunda-feira 24/08, defronte ao pronto-socorro do Hospital São Donato, em Içara.

Com uma faixa denunciando que funcionários contaminados com coronavírus são afastados e tem seus salários reduzidos, profissionais acusam instituição de não negociar os reajustes, além disso, destacam que um trabalhador está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por contaminação ao vírus.

para todos”, disse ela.

Já o presidente do Hospital São Donato, Júlio Cesar De Luca, encaminhou uma nota para a imprensa sobre as acusações realizadas pelo sindicato durante manifestação, dizendo que “é uma acusação inverídica que não merece destaque. Isso porque, em que pese todas as dificuldades impostas ao segmento de gestão de saúde pública – que não recebe reajuste de tabela SUS desde 1994 – o hospital tem realizado os pagamentos de salários, antecipação de 13° salário, contribuição sindical e depósitos do fundo de garantia rigorosamente em dia”.


Condenado I

Vereador orleanense Udir Luiz Pavei-PSD, mais conhecido por Dija, que foi condenado essa semana por uso ilegal de máquinas públicas para serviços particulares no tempo em que foi Secretário de Infraestrutura do então prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes (PSD), já esteve envolvido em outro processo em 2018, quando também foi condenado.

Mesmo assim, continua com seu mandato na Cidade das Colinas.


Condenado II

Toda essa divulgação na mídia em torno do vereador do PSD orleanense, sendo veiculada até no portal G1, deve trazer resultados nada positivos para a candidatura a prefeito do delegado Ulisses Gabriel.

Com uma postura de trabalho e honestidade, Ulisses enfrentará agora o desgaste de estar em um partido com figuras envolvidas em processos por improbidades administrativas que vão desde nepotismo até uso da máquina pública para beneficiar familiares.


Prorrogado

O regime de home office foi prorrogado até o próximo dia 27 de setembro no âmbito do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC).

A decisão de manter a excepcionalidade em todas as comarcas do Estado levou em consideração a oscilação do número de casos de infecção e de mortes pela Covid-19.


Menor taxa de desemprego

Santa Catarina tem se consolidado como destaque nacional na geração de emprego. Nesta quarta-feira, 26, a divulgação de mais um indicador reforça essa posição. Em 2019, o estado registrou 6,2% de taxa de desocupação, o menor índice do país. A média nacional foi de 11,7%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Características Adicionais do Mercado de Trabalho 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Insalubridade

Aprovada Indicação do vereador Marcos Roberto Silveira (PSDB) sugerindo ao Poder Executivo o pagamento de 40% de insalubridade a todos os servidores públicos do setor de saúde e de limpeza urbana. De acordo com o Vereador a prefeitura paga atualmente para alguns servidores da saúde 20% de insalubridade e a Indicação para pagar o teto máximo é em virtude dos riscos oriundos da Covid-19.

Matrizes energéticas

Jair Nandi (PSD) disse que as matrizes energéticas são fundamentais para o desenvolvimento econômico e ressaltou que Santa Catarina e Urussanga são dependentes do gás natural. O Vereador informou que o gás natural possui um marco regulatório muito restrito e dominado por poucas empresas. Neste sentido o Vereador solicitou ao Legislativo Municipal o envio de Moção de apoio a aprovação do Projeto de Lei 6.407 que tramita na Câmara Federal e que prevê a criação de um novo marco regulatório para o setor de gás natural. De acordo com Jair Nandi nos últimos dez anos o setor evoluiu muito pouco no país e as empresas brasileiras chegam a pagar um preço mais alto pelo produto do que as americanas e europeias. Para o Vereador a aprovaç&atild e;o do n ovo marco regulatório do gás natural vai garantir preços mais competitivos e favorecer as empresas catarinenses na recuperação da economia depois da pandemia.


Frase de boteco


“A vida é igual o mar.

Aguenta tudo que despejam nele, mas com o tempo devolve o material recebido na mesma intensidade e volume.”



Um fato que chamou a atenção dos catarinenses e de toda a mídia nacional foi o nascimento das quíntuplas Evelin, Isadora, Poliana, Samanta e Vitória, filhas de Sidnéia Daufemback Batista, em Braço do Norte.

Esse mês, elas completam 10 anos e novamente estão com espaço garantido em vários meios de comunicação do país.