PÁGINA TRÊS

FATO DA SEMANA

O escultor orleanense José Fernandes, o “Zéca Diabo”, falecido em 2017, criador dos painéis representativos de passagens bíblicas num paredão de pedra em área central de Orleans, deve ter ficado feliz essa semana.

O Projeto Conservação das Esculturas do Paredão, numa parceria entre Unibave e Prefeitura de Orleans, promoveu limpeza no local visando a sua preservação como importante obra cultural local e de visitação.


Golpe dos nudes

Delegado Ulisses Gabriel fez um alerta esta semana dizendo que em Santa Catarina está sendo registrado cada vez mais o golpe dos nudes.

Segundo ele, embora aconteça com mulheres, o crime é mais comum com homens. Eles são chamados nas redes sociais (Facebook e Instagram) por uma “garota jovem e bonita”. Na sequência, a “mulher” começa a levar a vítima a uma conversa picante, enviando e solicitando fotos íntimas. Depois de enviar as imagens, as vítimas são chantageados por criminosos, dizendo que vão divulgar o conteúdo. Em alguns casos citam que a “mulher”, na verdade, é uma adolescente, entre outros argumentos, pedindo dinheiro em troca.

“Não caia nessa! Trata-se de um organização criminosa por trás desses perfis existentes na internet. Não pague nada e procure a Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência. Além disso, nunca envie fotos íntimas para ninguém!”, afirmou o delegado.


Analfabetismo

A taxa de analfabetismo em Santa Catarina caiu para 2,3% em 2019, ante 2,5% em 2018, conforme dados do módulo Educação de 2019 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística na manhã da quarta-feira, 15. O índice é o segundo menor do país, atrás apenas do Rio de Janeiro (2,1%), e quase três vezes menor que a taxa nacional (6,6%). O cálculo considera as pessoas a partir de 15 anos de idade.


Briga de Líderes

Na sessão da terça-feira, o líder de oposição ao governo municipal - Elson Roberto Ramos ( Beto Cabeludo -MDB) reclamou de gastos com salários de funcionários que poderiam ser dispensados durante esta pandemia, principalmente no setor de Educação.

Como resposta às reclamações, Beto ouviu o líder de governo - Odivaldo Bonetti ( Bonettinho - PP) lembrar que os recursos públicos destinados à gratificações na gestão anterior passou dos R$ 3.8 milhões, sendo que o prefeito Gustavo Cancellier só nos primeiros três anos reduziu em 43,91% os valores, economizando mais de R$ 1.6 milhão em gratificações.

Pelo que se ouve, situação está bem documentada para enfrentar comparativos e fake news.


Fake News I

Sites anônimos e notícias falsas que circulam em redes sociais parecem ter virado pauta da sessão legislativa da terça-feira dessa semana.

Praticamente todos os vereadores que apoiam o atual governo em Urussanga criticaram a ação de pessoas que criam perfis anônimos para espalhar mentiras e incentivar o ódio visando benefícios políticos para a eleição que se aproxima.


Fake NewsII


Depois de dizer que sabia quem era o “Maledetto” que fica colocando notícias falsas na internet, vereador João Batista Bom- Tita (PDT)disse à reportagem de Panorama SC que vai buscar ajuda de pessoas que entendem de informática para desmascará-lo.

Mas ele já deu a dica: “é uma pessoa que trabalha em casa sem pagar impostos e que alguém da sua família tinha emprego na Prefeitura e tinha que ser chamada para trabalhar.”


Ocupação

Enquanto o uso de cloroquina garante discussões infindáveis, a realidade é implacável: já são mais de 70 mil mortos por Covid-19 no Brasil.

E parece ainda estar longe o fim desta pandemia que já mostrou a fragilidade do nosso sistema, havendo necessidade de paralisar atividades para não sobrecarregar o setor de saúde.

No estado catarinense e na região, a informação é de que a ocupação dos leitos de UTI pelo SUS já está esgotada


Lockdown

Em virtude da piora do cenário da pandemia de Covid-19 no município de Tubarão, assim como se observa na região e em todo o estado, o prefeito Joares Ponticelli assinou o Decreto determinando medidas mais restritivas na cidade. A partir desta quinta-feira 16/07, entre outros vários ítens, está proibido:

- circulação e ingresso de veículos de transporte coletivo de passageiros, nos limites do município, sejam municipais, públicos ou privados, assim como os de caráter de turismo ou fretamento;

- todos aqueles considerados não essenciais, de caráter privado, como por exemplo, salões de beleza, barbearias, academias, shoppings centers e comércio em geral;

- os públicos não essenciais que não puderem ser executados por meios digitais ou por trabalho remoto;

- a entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro em geral;

- a prática esportiva em geral, coletiva, tanto amadora como profissional, como por exemplo, futebol, beach tennis, vôlei, etc., assim como seus respectivos treinamentos;

- a visitação a parentes e amigos que residam ou sejam pacientes em lares de repouso ou casas de amparo;

- atividades escolares públicas e privadas em quaisquer nível, seja infantil, fundamental, médio, técnico ou superior, inclusive atividades e/ou aulas práticas.