top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Outono terá influência do El Niña e La Niña

Folhas secas pelo chão anunciam a chegada de nova estação


Foto Sérgio Costa / Panorama


Informações repassadas pelo engenheiro agrônomo Márcio Sônego dão conta de que o outono será de “noites agradáveis para dormir e tardes ainda quentes. Predominância de dias com bom tempo. Nevoeiros se formando na madrugada e início da manhã. Diminuição da temperatura e dos índices de chuva, quando comparado ao verão. Ventos mais calmos, a não ser quando passa uma frente fria ou um ciclone. Chegada das primeiras ondas de frio. Época da finalização da colheita de arroz, do feijão da safrinha, da preparação das pastagens de inverno, e da queda das folhas dos parreirais. Estas são algumas características do outono em Urussanga e região, onde o clima subtropical é influenciado pela proximidade ao oceano Atlântico e às encostas da Serra Geral.

O início do outono foi no dia 20 de março, dia em que o sol estava cruzando o equador terrestre em seu retorno para o hemisfério norte.

A estação meteorológica de Urussanga mostra uma queda na temperatura média ao longo do outono, que vai de 23,0°C no dia 20 de março, até 15,5°C no dia 21 de junho quando inicia o inverno. Então a temperatura média cai de 7,5°C do início ao final do outono. As chuvas seguem acontecendo, com média em torno de 100 mm por mês. Ressalta-se que as chuvas podem ter valores ainda maiores quando da presença de ciclones extratropicais muito próximos do litoral sul catarinense, o que tem sido mais comum no mês de maio.

Este ano o outono ainda será sob a influência do El Niño, que já está enfraquecendo, mas que mesmo assim vai manter as temperaturas em média acima da normalidade. As chuvas serão dentro da normalidade, a não ser que surja algum ciclone próximo do litoral para causar chuvas volumosas e alagamentos. A partir de junho está previsto a influência do La Niña, que costuma trazer mais frio no inverno e menos chuva na primavera em Urussanga e região."

Comments


bottom of page