top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Outono com diminuição das chuvas em Urussanga e região


Neste domingo 20/03 inicia o outono, às 12h33min, momento em que o Sol estará cruzando o equador terrestre, retornando para o hemisfério norte e executando sua trajetória habitual de todos os anos. É o evento astronômico conhecido como equinócio (equi= igual; nocio= noite), quando a duração do dia e da noite são iguais em todo o globo terrestre e marca o início da época em que folhas das videiras começam a amarelar e cair para a dormência anual.

Para saber como será o clima nos próximos meses, Panorama SC entrevistou o meteorologista Márcio Sônego e, segundo ele, “em Urussanga e região, a estação de outono é normalmente marcada por redução nos índices de precipitação mensal, queda acentuada da temperatura do ar em relação ao verão e, aumento do risco de nevoeiros na madrugada e início da manhã. Os ventos médios são mais fracos, e que, combinado ao frio da noite, favorecem a formação da camada de inversão térmica a poucos metros do solo, a qual dificulta a dispersão de poluentes atmosféricos durante a noite.

O outono é uma estação em que as lavouras de arroz acabam de ser colhidas, restando a colheita do feijão da safrinha, o plantio das pastagens de inverno, e a produção e plantio das mudas de fumo para a próxima safra. A época é excelente também para os novos plantios na horta doméstica.

Em termos climatológicos, abril é o mês de menor índice de chuvas na região (96mm), seguido de junho (100mm) e maio (137mm). Porém, é também no outono que podem surgir ciclones extratropicais em alto mar, causando chuvas volumosas e enchentes, em especial no mês de maio, como aconteceu nos anos de 2007, 2010, 2015, 2017 e 2019.

Este ano o outono será influenciado pelo fenômeno La Niña, caracterizado pelas águas mais frias do Oceano Pacífico. Isto projeta um outono com maior persistência do frio em relação à época do ano, e chuvas abaixo da média histórica, em especial no mês de abril. Portanto, boas perspectivas para o tradicional “veranico de maio” nesse outono 2022”.

Comentários


bottom of page