Nova Veneza inaugura biblioteca municipal com 25 mil livros
top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Nova Veneza inaugura biblioteca municipal com 25 mil livros

Acervo foi doado pelo professor e escritor Celestino Sachet

Nova Veneza possui diversos casarões históricos e um deles, depois de anos servindo de moradia para duas importantes famílias do município, virou, no sábado 20/05, Espaço Cultural Família Bratti Sachet e Biblioteca Municipal – Acervo Celestino Sachet.

Inaugurado com a presença de autoridades e familiares, o espaço conta com 25 mil livros, com destaque para a literatura catarinense.

Aos 95 anos, o professor e escritor Celestino Sachet, uma das autoridades em literatura catarinense, fez a doação para o município. Mas com uma condição, do poder público preservar a história do local e seus livros.

“Esses livros fazem parte da minha vida inteira, fui juntando ao longo dos anos. Mas destiná-los para este espaço é dar vida a eles, fazer com que mais pessoas possam ter acessos a estas obras”, afirma.

Toda a reforma da casa, que é da década de 1940, foi realizada pela própria família. Agora, o município vai administrar o espaço e preservar a história. Ainda, junto com a biblioteca, que pode ser visitada pela comunidade, também vai servir como a nova sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

“É um casarão que contém uma história muito rica e com a gentileza do professor Celestino, em doar os livros, ficou algo mais grandioso e motivo de orgulho para todos nós. Podemos dizer que temos um dos principais locais para leituras e estudos da região, por isso todos estão convidados para vir conhecer a história das famílias e também os títulos que aqui estão”, destaca a Secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Carolina Ghislandi.

O prefeito Rogério Frigo destaca que o município foi presenteado com o novo espaço. “Quando a família nos procurou para destinar os livros e abrir este espaço, a prefeitura já se prontificou em ser parceira. Sempre tínhamos um sonho em ter uma biblioteca para promover a leitura e preservar a história. Queremos agradecer ao Celestino e toda a família Bratti Sachett em proporcionar esse momento para toda Nova Veneza e região. Além de ser uma bela obra histórica que vai ficar tendo utilidade e é nosso compromisso em manter este espaço”, afirma.

bottom of page