Presidente da Câmara de Vereadores de Urussanga, o vereador Daniel Moraes, o Nel (PSD), destacou o reconhecimento recebido pelo Legislativo no que diz respeito à transparência. Nesta semana, a Câmara recebeu o selo prata no Radar Nacional de Transparência Pública, organizado pelos Tribunais de Conta de todo o país.
“A Câmara de Urussanga teve 100% dos critérios considerados essenciais atendidos. Agradeço o empenho de todos os servidores que fizeram parte desse projeto”, afirmou. O parlamentar cobrou que todos os Poderes facilitem o acesso do cidadão às informações públicas.
Além da melhoria na transparência, que foi pedida por Nel assim que ele assumiu a Presidência, o vereador destacou outros avanços na modernização da Câmara. “Inicialmente, promovemos mudanças na estrutura física, com pintura, mudança na iluminação, melhorias no plenário, troca da sonorização. Estamos providenciando a troca dos computadores, que vêm apresentando falhas em várias seções, e melhorias nas condições de trabalho, implantando o protocolo digital e o sistema virtual de votações”, listou.
Nel também abordou um projeto apresentado por ele e por todos os vereadores de oposição para tornar mais rigorosa a tramitação de projetos que tratam de financiamentos. Segundo a proposta, em vez de cinco votos (maioria absoluta), seriam necessários seis (maioria qualificada) para a aprovação.
“Isso obriga o Executivo a construir com esta Casa e aumentar a discussão com a sociedade e conosco, que somos representantes do povo. Vai ser diferente do que aconteceu em 2019, que foi empurrado de goela abaixo e o resultado, todos sabem. Foram R$ 14 milhões de financiamento que ninguém sabe para onde foi”, observou.
“Nosso trabalho é para que haja essa ampla discussão, para que, quando for necessário, que a Prefeitura mostre que há condição de honrar os pagamentos e que realmente se faça algo concreto, não apenas vender sonhos", finalizou.
Comentários