Musicalização e contação de histórias foi tema de formação para educadores


Encantar a educação através da contação de histórias. Esse foi o objetivo central de uma formação oferecida aos professores da educação infantil e dos primeiros anos iniciais de Urussanga na quarta-feira (29), na Sociedade Recreativa Urussanga. Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a empresa Atena, o tema do evento foi “Musicalização e contação de histórias”.

Ministrado pela contadora de histórias e pedagoga, Julia Maria Rodrigues, o curso procurou destacar a importância dos professores levarem a contação de histórias como algo planejado, não como algo a ser feito quando sobra tempo ou não há outra atividade a fazer.

“O objetivo central do curso de contação de histórias é fazer com que os professores se motivem para este ato, quem conta histórias, encanta. Nós precisamos de professores encantados para fazer com que as crianças também fiquem encantadas”, destacou.

Por meio de dinâmicas que ensinam, exemplos e interação com os presentes, Julia proporcionou uma experiência divertida e diferenciada para os educadores urussanguenses.

Para a Secretária de Educação, Janea Possamai, formações como essas são muito importantes para capacitar e incentivar cada vez mais os profissionais da educação, que precisam entender também, que não se deve contar uma história por contar. “Toda história deve ter uma preparação. Nosso objetivo é estimular e incentivar os professores a contarem histórias e terem esse tipo de interação com as crianças, visto o poder que a contação tem na educação”, afirmou.