Museu ao Ar Livre recebe a exposição “À Duas Marias”


O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi) está recebendo a exposição de artesanato “À Duas Marias”, na capela do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi), em Orleans. A abertura ocorreu, nesta segunda-feira, e segue até sexta-feira, dia 22, com alguns itens à disposição para comercialização.


Segundo a organizadora da exposição, Suelen Martins, o projeto é uma homenagem as duas avós, que se chamam Maria. A proposta reúne obras de sete artistas, com várias técnicas diferentes com o mesmo tema “Orleans, meu passado nosso presente", e faz alusão ao resgate cultural da cidade.


“Minhas avós viveram numa época em que não era fácil ser mulher. Não tinha uma fonte de renda exclusiva nossa. Então elas encontraram no artesanato uma forma de conquistar esse dinheiro e essa independência, e ao mesmo tempo desenvolver todo esse trabalho que é muito rico e muito artístico”, comentou Suelen.


Conforme a artista, a ideia é resgatar a visão do artesão pela cultura da cidade e de como os artistas enxergam a cidade de Orleans. “Ao mesmo tempo, a exposição propõe a criação de itens exclusivos com a identidade da cidade que supriram a demanda, cada vez mais crescente de objetos identitários para os turistas”, comenta.


O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, com recursos do Governo Federal, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.