Mulheres Artesãs em Cocal do Sul: bonecas de pano para geração de renda
top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Mulheres Artesãs em Cocal do Sul: bonecas de pano para geração de renda


Através de moldes respectivamente passados para o tecido, corpinhos vão sendo costurados, cheios de fibra acrílica ou algodão, cabelos com fios de lã, rostos traçados a mão com tinta ou bordados até se transformarem em lindas bonecas de pano. Assim estão sendo as aulas do grupo de mulheres artesãs da Associação Cocal Arte, que em pouco mais de 30 dias já tem suas primeiras peças prontas. A instrutora artesã Elis Dias Sangaletti afirma que trabalhar com as bonecas de pano foi uma solicitação das alunas que frequentam o projeto Mulheres Artesãs.

“Para este ano vamos apostar nesta linha de trabalho com nossas alunas”, disse. A professora explica que a produção das bonecas envolve técnicas específicas, diversos materiais, criatividade e acima de tudo a sensibilidade de cada aluna, “As roupinhas por exemplo são escolhidas cuidadosamente através de composés que dão charme e toque especial a cada peça”, salienta.

As bonecas de pano são uns dos brinquedos mais antigos e populares no mundo. Elas fazem parte da história de muitas crianças além de tradição e características culturais regionais que são carregadas de valor afetivo e emocional trazendo ternura e aconchego. “Parece que estou retornando a minha infância, lembro de brincar com minhas amigas de bonecas, é uma sensação maravilhosa. Minha mãe tem 70 anos e também ama bonecas, estou fazendo uma para presenteá-la no dia das mães”, declara a aluna Débora Cristina de Souza, que frequenta o curso nas terças-feiras a tarde.

A presidente da Associação Rita de Cássia Mendes Mélo reitera que é muito prazeroso e terapêutico trabalhar com as bonecas. “A partir da produção das roupinhas, conseguimos ensinar também noções simples de corte e costura para roupas em maior proporção, um grande estimulo para complemento de renda”.

Aproximadamente 60 alunas divididas em quatro turmas estão participando das aulas este ano. O curso é totalmente gratuito ofertado pela Associação Cocal Arte, um projeto realizado em parceria com a Coopercocal.


bottom of page