Mulheres Artesãs da Coopercocal iniciam atividades

Este ano o curso contempla 90 alunas divididas em cinco turmas.

Teve início esta semana as atividades do curso Mulheres Artesãs. Desenvolvido pela Associação Cocal Arte com o apoio da Coopercocal, o projeto contempla curso de artesanato totalmente gratuito às mulheres associadas da cooperativa para confecção de peças decorativas e utilitárias que podem ser comercializadas e ajudar a gerar renda para as pessoas envolvidas.

“O projeto visa desenvolver atividades que fortaleçam o vínculo entre a Coopercocal, Associação Cocal Arte e as mulheres associadas, difundindo o reconhecimento do artesanato por meio de geração de oportunidades de trabalho e renda, além da integração”, resume o presidente da Coopercocal Altair Lorival de Mélo.

A presidente da Associação Cocal Arte, Rita de Cássia Mendes Mélo reforça que o artesanato representa a preservação da cultura e a formação, incentivando o empreendedorismo e a capacitação. “Nosso intuito é ensinar, queremos que as alunas saiam do curso sabendo fazer tudo o que aprenderam. Após o aprendizado elas terão a oportunidade de produzir suas próprias peças, presentear e até mesmo vender, gerando uma renda extra para a família”, salienta.

O curso

Neste ano o curso contempla 90 alunas, divididas em cinco turmas. As aulas acontecem no ateliê da Coopercocal todas as segundas, terças, quartas e quintas-feiras à noite e também nas terças a tarde.

As técnicas artesanais que compõem o plano de ensino são, costura criativa, pintura, decupagem e princípios do patchwork.