Foto Divulgação
Observatório Social de Morro da Fumaça atuou desde o início das obras de pavimentação da Rodovia Municipal Tranquilo Sartor. Nesse processo, os voluntários do Observatório Social descobriram problemas na qualidade da obra e notificaram o Poder Executivo de Morro da Fumaça solicitando as devidas correções, conforme normas técnicas vigentes. Porém não houve até o momento atuação do Poder Público municipal no sentido de intervir conforme necessário.
“Enquanto órgão de controle social esgotamos nossas possibilidades de intervenção. Seguimos uma metodologia padronizada de trabalho junto a Rede de Observatórios Sociais do Brasil, seguindo o fluxo dessa metodologia iniciamos solicitando as correções ao Poder Executivo, não surtindo efeito notifica-se o Poder Legislativo e se ainda assim as medidas necessárias não forem tomadas devemos noticiar o fato ao Ministério Público”, explicou a coordenadora do Observatório Social de Morro da Fumaça, Camila Bueno.
Foram mais de vinte ofícios, além de reuniões onde foram demonstrados os problemas e possíveis correções. Apesar de algumas notificações terem sido atendidas pela Municipalidade, acreditamos que não foi o suficiente levando os problemas ainda presentes na obra em questão. Informamos que como última alternativa diante de todas as medidas que já tentamos tomar em conjunto com o Poder Público Municipal, buscamos o Ministério Público solicitando que sejam tomadas as medidas necessárias.
O Observatório Social ainda enaltece o compromisso com a sociedade e com o cidadão como órgão representativo no exercício da cidadania de forma democrática e apartidária, em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos e para a melhoria da gestão pública.