A qualificação se faz necessária para garantir ainda mais segurança no trabalho e na alimentação oferecida.
A Prefeitura de Urussanga, através da Secretaria de Educação proporcionou no final de julho, uma capacitação para as merendeiras da rede municipal de ensino. O encontro aconteceu no Centro de Treinamento da EPAGRI em Araranguá (CETRAR), e contou com a participação das nutricionistas da rede.
“O formato de apresentação foi aula show, onde as extensionistas executaram todas as receitas para que nós conseguíssemos visualizar todas as preparações e pudéssemos no ater aos detalhes para garantir melhor qualidade nutricional e sabor da receita”, explica a nutricionista da rede municipal Heloiza Ramos Vitto.
As receitas colocadas em prática foram: caldo de batata doce com frango; caldo de abóbora paulista; pão colorido a base de ora-pro-nóbis, cenoura e beterraba; torta salgada de legumes; mix de raízes rústicas, farofa de talos e folhas; suco natural de cenoura e laranja; suco natural de couve folha, limão e maçã; vitamina de inhame com morango; vitamina de batata doce, banana e melado.
“Um detalhe importante, é que nos preparos foram priorizados ingredientes que o município possui e recebe através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Alguns são alimentos naturais da terra, que futuramente podemos ter produção própria. Saímos de lá, gratas pela oportunidade e experiência proporcionada”, completa Heloiza.
Ao final do curso, todas as participantes receberam apostilas com todas as receitas apresentadas na capacitação. Gradativamente, elas serão acrescentadas aos cardápios da merenda escolar.
Comments