MAURO PAES CORREA
top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

MAURO PAES CORREA

A estratégia dos pequenos


Estar numa grande cidade, com mão de obra inovadora e disponível no mercado, parece não ser mais a melhor escolha para as novas empresas de tecnologia.

Ao mesmo tempo, em que parte considerável delas oferecem a estrutura necessária, o fomento do negócio, de outro lado, não oferece alguns atrativos considerados básicos, e que também afetam outros segmentos.

Uma destas taxas é o Alvará de Funcionamento. Há grandes cidades da região, cobrando um valor de até R$ 2.000,00 para pequenas empresas, inclusive aquelas que possuem um simples escritório e praticamente o seu trabalho consiste em desenvolver soluções e visitar clientes.

O escritório, mesmo, acaba virando um endereço fiscal.

Ao passo que pequenas cidades, mesmo que não possuam leis de incentivo a inovação, acabam atraindo novas empresas, justamente pelo baixo valor de alguns impostos. Na contramão das grandes cidades, um alvará de funcionamento pode sair por até R$ 500,00 nestas pequenas cidades.

Parece ser um grande negócio para empresas que estão iniciando sua jornada, principalmente com um sócio oculto chamado Estado. Neste tabuleiro, é importante o empresário mensurar o seu faturamento, observar o valor de ISS, versus demais taxas.

No caso de novos negócios, algumas grandes cidades apenas isentam ou abatem o valor do Alvará do primeiro ano. E infelizmente, esquecem que um negócio, quase sempre, começa a ter retorno entre 18 e 24 meses. Ainda mais na área de tecnologia ligada ao desenvolvimento de software.

Quase sempre o empreendedor entra com a sua ideia e dedicação no negócio, cria um produto ou serviço rentável e somente muito depois, tem a oportunidade de colher os louros.

É aí que os pequenos municípios podem ter um jogo de ganha-ganha, incentivando novos negócios. E como se faz isso?

A partir do básico, como o oferecimento de escritórios compartilhados, com baixo custo e que viraram uma grande febre em várias áreas. A mão de obra para o setor, quase que sempre pode trabalhar corretamente.

É ou não, um assunto interessante?

bottom of page