MAURO PAES CORREA
top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

MAURO PAES CORREA

Susto silencioso

Você está usando seu bom e velho smartphone há alguns anos, e em um belo dia, você surpreende-se com o seu aparelho totalmente inoperante, com a impressão de que por alguma razão, o seu aparelho está inoperante.

Este sintoma, muito comum em aparelhos com o sistema operacional Android, é conhecido como bateria viciada ou em alguns casos, bateria estufada. Diferentemente dos smartphones da Apple, que de alguma forma avisam sobre problemas de bateria, os smartphone mais simples em muitas situações não avisam sobre o problema. Simplesmente apagam, ou a bateria tem pouca duração, outro sintoma clássico do problema.

Mas, dá de fazer o diagnóstico em casa, de forma simples? Em grande parte das situações, sim. Há inúmeros vídeos no Youtube que ensinam você a fazer um diagnóstico clicando em alguns botões e realizando determinados testes. Como são técnicos que explicam sobre o procedimento, você acaba ganhando ao menos alguns conhecimentos adicionais quando levar seu aparelho para a assistência técnica.

Diante deste susto silencioso, que envolve a bateria, compensa fazer sua troca? Em termos de consciência ambiental, sim. Quanto ao benefício, dependerá basicamente do valor investido na troca comparado com o valor do smartphone no mercado. Na maioria das vezes, é vantajoso. Mas, atenção: se a tela do seu smartphone apresentar avarias e o modelo for de bateria embutida, prepare-se para trocar a tela, que em algumas situações inviabilizam a troca da bateria, mantendo a integridade de determinadas telas com problemas.

O melhor conselho que você pode seguir, principalmente pelo fato de que um dia todos os smartphones devem passar por uma troca de bateria é o uso de protetores de tela e capinhas de proteção, evitando sustos adicionais e preservando seu bolso.


bottom of page