MAURO PAES CORREA
top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

MAURO PAES CORREA

Os buscadores vão desaparecer?


Há muitas opiniões emitidas por diversos especialista de que “buscadores como o Google e Bing desaparecerão, substituídos por chats de texto ou voz alimentados pela Inteligência Artificial”. Como dizem os antigos, “não é bem por aí”. O que possivelmente pode ocorrer em curto e médio prazo, é a união da busca textual (digitar um termo ou palavra e obter o resultado), com o uso da Inteligência Artificial.

Digo pelo fato de que não há uma forma tão eficiente de disponibilização de resultados, como a atual que vemos nos buscadores. Nem sempre os primeiros links que aparecem na pesquisa, podem ser o mais úteis para você. E talvez você não saiba, mas dentre as várias características que os buscadores utilizam, é o número de clicks em um link. Se ele é bom, então é bem visitado e por esta razão está na primeira página, por exemplo.

O usuário ainda quer (e precisa) ter as informações de busca, ao menos sob o seu controle no sentido de escolher se esta ou aquela página traz as melhores informações para a sua busca e este é o principal motivo pelo qual os chatsbots (robôs de busca movidos pela Inteligência Artificial) não devem ser predominantes.

Outro detalhe é que estamos em um ambiente com diferentes dispositivos e há muitas pessoas que utilizam equipamentos antigos, que são funcionais para as buscas, mas não para utilizar um aplicativo ou programa básico de Inteligência Artificial. Da mesma forma que o metaverso é tão distante da população, principalmente pelo custo inicial de adquirir certos dispositivos, o mesmo pode ocorrer com o novo método de busca.

Há ainda outro detalhe importante: os próprios desenvolvedores destes chats de busca, admitem o óbvio. A IA, como nós, também erra. A diferença é que admitimos o erro e a Inteligência Artificial pode entregar uma resposta completamente errada.

bottom of page