top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

MAURO PAES CORREA

O gênio brasileiro (e o recado da educação)



Miro Latansio Tsai recebeu certificado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação


Um menino de apenas cinco anos, brasileiro, com pais que incentivam e percebem o aprendizado, descobriu quinze asteroides e foi homenageado pela NASA. O jovem Miro Latansio Tsai supera apenas a outra jovem de oito anos, Nicole Oliveira, que identificou vinte corpos celestes.

Se observarmos, aqui temos uma pequena prova de que o nosso povo é realmente inteligente e há muitos gênios “escondidos”, e que podem contribuir com a ciência. Ciência e tecnologia, sempre andam juntas. Como Miro e Nicole poderiam observar suas descobertas, sem os aparatos, como lunetas, imagens em alta definição e outros apetrechos modernos?

Qual é o recado da educação? As crianças precisam ser incentivadas desde cedo, preferencialmente em casa. Os pais observam suas capacidades e podem buscar maiores informações para ajuda-las. Foi o que aconteceu com Miro. Os pais viram que ele aos dois anos já sabia falar o nome dos planetas, apontando para eles em um mapa. É algo incomum, realmente. Ou quando uma criança aprende números e se você ensina a fazer contas “de cabeça”, ela aprende.

O cérebro de uma criança tem a incrível capacidade de aprender rápido. Há crianças que aprendem a ler com cinco anos, assim como fazer cálculos de forma absolutamente natural. Para a ciência e tecnologia, todas as suas habilidades são importantes. No caso de Miro e Nicole, certamente estas duas mentes brilhantes vão atuar no campo da astronomia e possivelmente despontar o talento brasileiro, aqui e no exterior.

Comentarios


bottom of page