MAURO PAES CORREA

HÁ ENSINO E EMPREGO!

O Governo do Estado, as Parcerias Político-Privada e as instituições de ensino particulares, sempre oferecem vagas para a área de Tecnologia da Informação. Para quem não possui empresa constituída, e renda inferior a R$ 1.500,00 por pessoa na família, torna-se possível entrar facilmente em um curso superior. Temos o ENEM, ProUNI e Fies, apenas para relembrar que há possibilidades de obter um cursos superior.

Pois bem, mas se você quer em curto prazo, entrar em um curso superior? Faça uma qualificação técnica, que existe em várias áreas, inclusive a de tecnologia e que o governo estadual, está oferecendo várias vagas para programação (desenvolvimento) de aplicativos para desktops e é referência na área, principalmente por ser totalmente online. Estou falando do Entra21, que é justamente uma destas parcerias Público-Privadas que o governo está contemplando.

Legal, posso estudar de casa, tenho “tino” para o ramo. Vou conseguir emprego? Possivelmente, principalmente se você possuir facilidade em lógica de programação, ou seja, a facilidade de resolver problemas quanto à construção de aplicativos para computadores e dispositivos móveis. Estes profissionais, são disputados à tapa. Eu, que deixei de programar há muitos anos, estou pensando seriamente em voltar à área, apenas para ilustrar o quão é vantajosa a área.

Valor médio pago para um profissional que demonstra ser ótimo/excelente em programação. R$ 4.195,00. Não sou eu quem estou informando este dado, é o próprio mercado. Você pode optar também pelos CEDUPs (sou aluno de um deles, inclusive), com curso presencial pós-médio ou no novo ensino integral. Em dois ou três anos, você está apto a trabalhar na área, ainda que seja como jovem aprendiz.

Quanto ao site que informei, é https://www.entra21.com.br/. Os outros cursos, são disponibilizados pelas instituições mantenedoras, como a Secretaria de Estado , IFSC e iniciativas próprias dos municípios.

Em Urussanga, posso falar da iniciativa privada. Está vindo para a cidade, um pólo de uma instituição renomada, que vai ofertar cursos de Ensino à Distância. E Tecnologia da Informação, com certeza está em seus planos.

Nossa cidade, tem dentre as dez maiores arrecadadoras de ISS, três empresas de tecnologia. Era um cenário impensado há alguns anos. Elas e outras (muitas outras), oferecem vagas de Tecnologia da Informação, inclusive para Pessoas com Deficiência (eis que vos fala um deles). Todas as cidades querem projetar seu futuro neste segmento. Como diz o velho anúncio americano da Segunda Guerra Mundial (que salvou o mundo das garras do nazismo) – I want you. – Eu quero você. É praticamente o que precisamos: de mais profissionais de TI. O seu futuro, está diante dos seus olhos, para o segmento que será o maior empregador do mundo em alguns anos.