MAURO PAES CORREA

Os jogos que pagam para você jogar


Já imaginou, enquanto está jogando no computador ou no smartphone, ganhar dinheiro? Esta é a mais nova investida de algumas empresas de games, unindo o jogo em si, com a possibilidade de minerar (permitir o uso do seu computador para criar criptomoedas). Em troca, você ganha um percentual deste valor.

Um destes jogos é o MIR4, jogo que surgiu no outro lado do oceano, gratuito e que após algumas (longas horas), permite você ganhar dinheiro através do jogo. É um jogo MMORPG (jogo para múltiplos jogadores), ou seja, é um jogo online. Após um determinado nível, é possível começar a ganhar dinheiro através do jogo. Não espere ganhar dinheiro de forma fácil, pois a tendência para estes tipos de jogos é a de que quando mais houver jogadores, menor será o ganho. De qualquer forma, é melhor que pagar para jogar, principalmente quando você precisa comprar um jogo.

É uma tendência? No atual cenário, onde as criptomoedas (moedas digitais) estão ganhando cada vez mais visibilidade e atenção por parte do público e investidores, muito possivelmente outros jogos, até mesmo os mais comuns, podem acabar indo para este segmento. Milhares de pessoas “emprestando” o poder computacional de seu computador, acaba criando uma grande rede de computadores. Na mineração de moedas, chamamos de farm (fazenda).

Fiz um teste simples no feriado: eu e meu filho baixamos o jogo, que parece ser interessante e jogamos por algumas horas. Não chegamos no nível desejado, mas quando chegarmos, vamos ver o quanto ele pode ganhar de dinheiro com o jogo.

Como em todos os segmentos, existem os “profissionais” do jogo: aqueles que chegam em um nível e deixam o seu jogador online apenas para minerar e buscar obter dinheiro. Óbvio que para quem possui um sistema de energia solar, não há prejuízo. Ainda mais nestes tempos em que a energia parece subir quase todos os meses.

Existem outros jogos, em formato similar, assim como jogos que precisam de um valor de entrada, o que sempre é arriscado. Quando há necessidade de investimento, sempre nos lembramos das famosas pirâmides (e os brasileiros são campeões em criação deste segmento de falcatrua).

Se você fez todos os seus afazeres, quer descansar a mente através de um jogo, pesquise antes sobre a sua confiabilidade. Os buscadores (Google, Bing e Yahoo), sempre trazem informações sobre qualquer tipo de jogo. É confiável? Jogue. Caso contrário, nem ouse se arriscar. O mundo digital, sempre será uma faca de dois gumes.

Para estes jogos, o que conta, além da habilidade do jogador, é o poder computacional do computador. Quanto mais rápido, maior a possibilidade de conseguir minerar uma ou moedas utilizadas nos jogos. E se eu tenho um computador antigo? Sem problemas, o único porém é que o resultado levará mais tempo para se concretizar.

Acima de tudo, prefira a jogabilidade. Se você ganhar algo, maravilha, pois tira o foco da expectativa de que obrigatoriamente jogando, você terá algum retorno financeiro. Interessou-se pelo assunto? Dê uma procurada na internet sobre o assunto. Há dezenas de youtubers falando sobre esta nova modalidade.

Bom fim de semana!