top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

MAURO PAES CORREA

Carros voadores e autônomos?


Estive lendo muitas coisas sobre as tecnologias que sempre fascinam a humanidade desde sempre: o desejo de voar (já realizado) e a possibilidade de que tenhamos veículos voadores e autônomos, como meio de locomoção prático e até mesmo de forma sustentável.

A primeira questão positiva é a de que muitas empresas estão investindo forte nos carros autônomos, como Tesla, Google, Uber e outros. O objetivo aqui é não mais necessitar de motorista para guiar o veículo. Comprovadamente, depois de anos de pesquisa e prática, a Tesla demonstrou que o sistema funciona muito bem e com baixíssimo índice de acidentes.

É um futuro? Com certeza, sim. Muito mais visível agora que há uma década atrás, principalmente com os últimos avanços.

Podemos também equipar estes veículos com mobilidade híbrida ou apenas elétrica. Ah, e na maioria dos modelos existe a opção de escolher se você quer conduzir ou não o veículo.

Já para os veículos voadores, temos protótipos em dois níveis: o primeiro, que transforma um carro de rua em carro voador (não traz como seu forte a beleza e sim praticidade). Certamente é necessário um brevê de piloto particular, o que não assusta os interessados.

O foco é ser um meio ágil, contando com muita tecnologia para auxiliar o motorista-piloto.

O segundo protótipo é um super-drone, com baterias elétricas, para curtos deslocamentos e totalmente autônomo. Basta informar no sistema de GPS onde pretende ir, e o super-drone chega ao seu destino. Sem contar, é claro que tudo é checado automaticamente antes da partida e que se algum requisito não é atendido, nada de vôo.

Em termos de previsão, acredito sim que até em 2040 teremos estes dois modelos funcionais e em produção. Quanto ao preço, vai depender da absorção do mercado e de melhorias no armazenamento de baterias, que ainda causa muita dor de cabeça.

Afinal, estas tecnologias visam resolver vários problemas, dentre eles a diminuição da poluição, acidentes e mobilidade. Tecnologias surgem, evoluem e popularizam-se. Já que a família Jetson acertou tanta coisa nos desenhos, vamos aguardar o futuro.

Bom fim de semana!

Comments


bottom of page