top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

MAURO PAES CORREA

O perigo dos perfis públicos


Como pessoas comuns, devemos preservar nossa privacidade. Por qual motivo?

A resposta é simples: perfis públicos, trazem uma série de informações para hackers ou pessoas mal intencionadas, realizarem qualquer tipo de ação de má fé, como por exemplo, usar seus dados para fazer compras virtuais ou colocar sua foto (no caso das mulheres, principalmente) em um site de serviços, digamos, tão antigos quanto a humanidade.

Tornar seu perfil em redes sociais em modo privado, minimiza muito uma série de situações. Por exemplo, talvez há alguma pessoa que fique stalkeando (vigiando) você a todo o momento através das suas atualizações em seu perfil público. No modo privado, isso somente acontece se a pessoa for sua amiga.

Ainda assim, mesmo a pessoa sendo amiga, você pode ocultar suas atualizações (a regra vale para todas as redes sociais e mensageiros), trazendo ainda mais tranquilidade para a sua vida pessoal.

Particularmente, eu faço e recomendo o uso desta prática: minhas redes sociais são privadas, todas as solicitações de amizades são analisadas previamente (preciso saber por qual motivo a pessoa tem interesse em conectar-se à minha rede) e a partir daí, faço o aceite da pessoa.

Em algumas redes sociais, há um recurso chamado melhores amigos: você apenas compartilha seu conteúdo pessoal, com pessoas realmente confiáveis. Garante total segurança? Na internet, nada é seguro. Sempre gosto de dizer que se o ser humano é falho, então todas as tecnologias que criamos em algum momento podem ter falhas.

Apenas para seu conhecimento, muitas vezes falsos sequestros, iniciam-se por uma busca em seu perfil em rede social. Os meliantes utilizam a engenharia reversa: descobrem quem é a pessoa, onde mora, posteriormente seu telefone, hábitos de vida e aplicam o golpe, bem já conhecido no Brasil e na região Sul, onde alguns casos assombrosos aconteceram ano passado.

Evidentemente que é impossível de certa forma ficar sem algum tipo de tecnologia, mas garantir a privacidade de seus dados, tornou-se um assunto que não pode deixar de ser discutido.

Lembre-se: a vida é só sua e compartilhe apenas com quem realmente torce pelo seu sucesso e felicidade.

Os outros? Que nada saibam de sua vida.



Infodica

Coloque senha no seu celular. Nada de data de nascimento ou um rabisco que lembre o seu nome (sua inicial, por exemplo). Um celular perdido, sem senha, é uma mina de ouro de informações para terceiros.

Melhor pecar pelo zelo, que pelo erro.


bottom of page