top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

MAURO PAES CORREA

O tal do poder adivinhatório...


Outro dia um reconhecido jornalista, me questionou sobre o que parecia ser um “bug”, termo em inglês para falhas de aplicativos, programa de computadores ou até mesmo de algum eletrônico. Pois bem, o problema apontado por ele era de que “não estava mais conseguindo postar no Instagram”. Vi o problema e concordei, afirmando que o problema poderia ser realmente um “bug” e empresas de redes sociais quando descobrem um bug, rapidamente o resolvem.

O curioso da história é que não era necessariamente um problema. É uma nova função na postagem, onde há mais um pequeno botão, quando você seleciona mais de uma foto para postar. Observei isto no seu próprio equipamento, que utiliza o sistema Android.

Nessas horas, você certamente deve se lembrar de que em algum momento, você precisa usar seu “poder adivinhatório”, que em tecnologia da informação, chamamos de lógica. Por mais que as empresas busquem realizar alterações em seus programas e aplicativos, muitas vezes elas não ficam totalmente claras para o usuário. Ou realmente ele não consegue usar a nova funcionalidade, por alguma razão.

Seu celular ou computador por exemplo, recebem atualizações de sistema e aplicativos e muitas vezes, você mesmo se pergunta: “cadê aquele botão ou atalho que estava aqui?”. O sumiço dele pode ter relação com a atualização recebida. É por isso que é comum ouvirmos a famosa expressão de que “os usuários de tecnologia precisam manter-se atualizados quanto a seus conhecimentos”. Vem daí, das novas funções e novas tecnologias que surgem a cada dia.


Economizando energia com eletrônicos


Que somos consumidores vorazes de eletrônicos, ninguém discorda. Mas que tal conhecer algumas dicas para economizar energia e aumentar a vida útil dos equipamentos?


• Computadores e notebooks: configure nas opções de energia para desligar a tela após 10 minutos, por exemplo. Gera no mínimo 10% de economia de energia.

• Impressoras: As impressoras mais modernas podem entrar em modo de espera (stand-by). Mantenha configurado. Outro bom ganho de economia, partindo dos 10%.

• Smartphones e tablets: experimente diminuir o brilho da tela para ver o quanto a bateria dura bem mais. Em determinados aparelhos, a duração pode superar os 50%. Obviamente, você gasta metade da energia elétrica.

• Equipamentos domésticos em geral: Se você não vai usar, tire-o da tomada. Mesmo em modo stand-by (espera), há um consumo de energia elétrica considerável. Em uma casa normal, com televisor, computador e demais dispositivos, a economia pode chegar a 10%.

• Modem ou roteador de internet: além de ser uma dica de economia, é uma dica para poupar o equipamento. Quando sair de casa por longo tempo (principalmente no verão), desligue seu equipamento de internet. Eles sofrem muito com as descargas elétricas. Desligue o Wi-Fi e o equipamento do provedor.


Commenti


bottom of page