top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

MAURO PAES CORREA

Olimpíadas da esperteza


Amigos leitores(as), já que estamos em tempos de Olimpíadas, que tal driblar as pessoas de más intenções com estas dicas para lá de interessante, que pretendo passar para você a partir de agora:

a) Não deixe seu celular sem senha, biometria ou desenho de segurança. Jamais! Seu dispositivo móvel além de ser seu diário de bordo na vida, se cai em mãos erradas, pode ser objeto de chantagem ou oportunidade de bandidos capturarem valores de suas contas bancárias.


b) Não acredite em tudo que você lê. Cuidado com os SMS falsos. Na dúvida, nunca abra SMS, salvo se você realmente pede checagem de informação via SMS, a partir da Google ou outras ferramentas.


c) Desconfiou? Ligue para a polícia. Se há alguém tirando fotos da sua casa, do seu carro, peça gentilmente para uma viatura passar pela sua rua. Não é proibido tirar fotos, como eu já disse em outra oportunidades, mas existem situações e situações. Sabemos o quanto mentes desocupadas são capazes de inventarem novos métodos de ter dinheiro fácil.


e) Cuidado com as compras via rede social. O vendedor não é obrigado em algumas redes a informar seu número de telefone. É direito dele. Caso queira fazer negócio, marque em local público e aí sim, tire foto do bem do seu interesse. Se tem placa, anote e também peça para ver o documento, afim de obter o RENAVAN. Com estes dados, você mesmo checa o histórico atual do bem. Se for bem usado, como bicicletas, ou outro eletrônico, peça para trazer a nota de compra. Isso evita, por mais que você aja de boa fé, acabar sendo caracterizado como receptador.


f) Prefira usar o Telegram ao invés do WhatsApp. A política de privacidade deles obrigatoriamente, por mais que “digam” que não, eles vão coletar seus dados como abutres. Conversas formais, não há problema em usar o WhatsApp. Conversas mais íntimas ou sigilosas, use o Telegram.


g) E-mails falsos: Ignore aqueles e-mails dizendo que sua caixa postal está cheia ou de redefinição de senha. Se receber um destes e-mails, acione o administrador de sua conta postal. Se sua conta for pública, como do Gmail ou Hotmail, ignore automaticamente. São e-mails quase sempre com o objetivo de capturar sua senha ou instalar programas nocivos em seu equipamento.


h) Use a técnica da engenharia reversa: se você desconfia de que algo está errado, pense como um ladrão agiria. Busque os pontos fracos, como senhas que são a sua data de nascimento ou familiares, placa de veículo, nome e números. Opte por senhas complexas e anote em um lugar seguro, praticamente secreto, até você decorar. Vale o mesmo para locais físicos. Acha que está sendo(a) seguido(a)? Mude a rota e vá para um local público ou local próximo de área de segurança, como Polícia Civil ou Militar. Muitas vezes seu sexto sentido até pode ter fundamento e um mau elemento pode ser capturado graças à sua intervenção.


Tenham todos um bom fim de semana, que o Brasil traga medalhas e você pratique estas técnicas seguras.

Comments


bottom of page