Certificado Digital
Chegamos em um ponto em que não é mais possível sem viver sem o certificado digital. Para quem não sabe, o certificado é um arquivo digital, contendo informações pessoais ou de sua empresa, que são validadas através de uma entidade certificadora. Ou seja, qualquer empresa ou pessoa que receber um documento assinado digitalmente, atesta a veracidade do documento. Sem contestações.
Várias empresas na região oferecem o serviço, que para pessoas físicas é conhecido como e-CPF e para pessoas jurídicas, como e-CNPJ. Você agenda o atendimento e de posse dos documentos solicitados, em poucas horas é emitido o seu certificado, com validade entre um e três anos.
Mas qual é a vantagem de usar o certificado digital? Além da confiabilidade, é uma tecnologia que já desburocratizou muito a vida do brasileiro. E claro, tem muita abertura para facilitar ainda mais o nosso dia a dia. Quer um exemplo? Vai enviar o Imposto de Renda? Se estiver com um e-CPF, conecta-se na plataforma e-GOV, desenvolvida pelo governo federal e integrada à Receita Federal, preenchendo e fazendo o envio de forma totalmente online. Precisa de algum serviço do “leão”? Pelo sistema online, seja via e-CPF ou e-CNPJ, as pessoas e empresas ganham muito tempo.
Outro serviço muito interessante, dentre vários que permite o uso do e-CPF é o sistema do Detran de Santa Catarina, que está integrado à plataforma e-GOV, que usa a verificação de acesso via certificado digital.
Existe uma infinidade de outros serviços que podem ser acessados com certificados digitais e a pandemia acelerou ainda mais o processo de informatização de diversas áreas. Eu já fiz o meu e pela economia de tempo e deslocamento, o investimento é bem interessante. Recomendo!
Falando em desburocratizar...
Outro recurso que muitas pessoas não conhecem é a possibilidade de solicitar informações do cartório de forma online. Santa Catarina conta com este serviço, para praticamente qualquer solicitação. Precisa da segunda via da certidão de nascimento, casamento ou óbito? Acesse https://www.registrocivil.org.br/. Para imóveis, https://central.centralrisc.com.br/ . Ambos serviços são extremamente úteis e permitem o envio da segunda via pelo correio ou de forma online. Recomendo sempre o uso dos formatos online, enviado em PDF, formato de arquivo popular e confiável para documentos.
Além do fato de não precisar pegar filas, estar tudo ao alcance da telinha (do celular ou computador), as taxas são justas. É o que eu sempre digo e afirmo: usar a tecnologia em nosso favor, é uma questão de cultura e hábito.
Comments