MAURO PAES CORREA

Tudo “lite”


Muitas pessoas não sabem (ainda), mas o Facebook e o Instagram para dispositivos móveis são verdadeiros consumidores de recursos do smartphone. O interessante e pelo que eu me lembre, ao menos há quatro anos o Facebook já possui uma versão lite. Lite é um termo em inglês que busca trazer em tecnologia que tal recurso é mais leve ou funcional para o usuário. Agora, o Instagram também está ganhando sua versão lite. Todas as versões lite de aplicativos possuem seus recursos essenciais, porém sem alguns recursos encontrados na versão oficial. É até lógico, pois para tornar algo mais leve e com rápida resposta, é necessário cortar os recursos não essenciais. Particularmente, eu acho interessante a iniciativa, pois traz ao consumidor que não pretende trocar de dispositivo, maior possibilidade de interação com estas redes. Se observarmos, há concorrentes, ainda que em segmentos distintos, que estão tirando a atenção do usuário, como é o caso do TikTok, aplicativo de geração de vídeos curtos que é uma verdadeira sensação.


Tá na web? Está nos buscadores!


Acho que um dos maiores benefícios da Internet não são as redes sociais apenas, mas sim os buscadores. O que seria de sua vida sem o buscador da Google ou Bing, por exemplo? Os buscadores funcionam com um misto de inteligência artificial e inserção manual de informações. A parte de inteligência artificial nos buscadores aprende à buscar informações em toda a Internet. Se por um acaso houver alguma informação sua pública em algum site, certamente quando você procurar seu nome, os buscadores trarão na busca. Esta disponibilização de respostas, que vemos na tela, chama-se indexação. Os buscadores tem uma finalidade muito mais positiva que negativa. Por exemplo, precisamos de algum serviço no fim de semana. Onde buscamos? Nos buscadores. Tudo ficou mais fácil, ainda que você não precise fazer muita coisa. Para os comerciantes, independentemente do porte, é uma ótima ferramenta. Veja as ferramentas de anúncios ou localização de negócios, por exemplo. Facilita (e muito) a vida do usuário, que nestas horas já transformou-se em um consumidor. É uma ótima dica para nossos comerciantes: usem os buscadores, revertendo as buscas em seu favor. É uma competição saudável que traz benefícios à todos.


Cabos de força também tem vida útil


Parece piada, mas os cabos de energia que ligam computadores ou notebooks tem uma certa vida útil. Ainda que não apareça nada especificado neles. Explico melhor: Se você usa muito o notebook, o risco do cabo com o passar dos anos quebrar, é considerável. O mesmo com a ação de ficar ligando ou desligando um computador da tomada. Não é incomum encontrarmos fontes de energia, alimentadas por cabos de energia defeituosos, com queima em sua entrada.